Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Contabilidade

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber

Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber, aplicadas na Empresa Bradesco S/A. São Paulo 2009 Sumário 1Introdução 2Frederick Winslow Taylor4 2.1Princípios de Taylor 3Henry Ford 4Jules Henri Fayol 4.1Princípios Básicos 4.2Funções Administrativas 5Maximillian Carl Emil Weber 5.1Analise da Obra 5.2Princípios…


Publicidade



Publicidade

INFORMATIZAÇÃO DA CONTABILIDADE

Trabalho enviado por: PRISCILA RAMBO

Data: 09/08/2010

INFORMATIZAÇÃO DA CONTABILIDADE

RESUMO

A informatização, os avanços tecnológicos e a globalização são responsáveis por muitas mudanças que vêm acontecendo na Contabilidade. A Contabilidade que tem como objetivo principal o controle do patrimônio do seu usuário, utiliza de sistemas informatizados para desempenhar essa função com muita agilidade e eficiência, o que não era possível antigamente, já que tudo era feito manualmente e despendia muito tempo. O profissional da área contábil desempenha hoje um trabalho diferenciado e com outro direcionamento, transformando os dados produzidos na Contabilidade em informações importantes para seus usuários, tornando-se parceiro deles, auxiliando na gestão dos negócios e orientando de forma segura a tomada de decisões. Por isso é fundamental que ele busque conhecimento e atualização sempre. A informatização facilita o dia-a-dia dos contadores, e as novas funções designadas a eles valorizam a profissão.

Palavras-chave: contabilidade, informatização, valorização da profissão.

INTRODUÇÃO

A história da Contabilidade é muito antiga e teve seu início quando o homem controlava seu patrimônio por meio de desenhos e gravações. Ao mesmo tempo em que aconteceram novas descobertas e surgiram novos conhecimentos e avanços tecnológicos ao longo dos séculos, a
Contabilidade foi evoluindo gradativamente. Passou do simples registro manual dos fatos ocorridos com o patrimônio do usuário, para uma ciência social fundamental que produz informações indispensáveis de controle e dados necessários para tomada de decisões, com muita rapidez e praticidade.
Atualmente a informatização faz parte do dia-a-dia dos profissionais da Contabilidade. Este artigo tem como objetivo mostrar que a informatização é essencial no processamento e armazenamento dos dados contábeis e teve grande influencia na valorização da profissão, visto que sobra mais tempo para o contador atuar no gerenciamento das informações produzidas, auxiliando os usuários nos planejamentos e estratégias das futuras ações que determinam o sucesso no alcance dos objetivos esperados. A metodologia utilizada no desenvolvimento do artigo incluiu pesquisa bibliográfica, em periódicos e na internet.
São citados dois novos dispositivos tecnológicos criados para uso dos profissionais contadores que são o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) e a Certificação Digital. Já existem usuários desses dispositivos e num futuro próximo acredita-se que todas as empresas terão que aderir a essas tecnologias.

1 Evolução histórica da Contabilidade

A Contabilidade é uma das ciências mais antigas do mundo. Na época em que nem mesmo a escrita era desenvolvida, o homem utilizava de inscrições artísticas nas paredes das cavernas e nas pedras para controlar seus bens, riquezas ou Patrimônio.
Nas civilizações...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town