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Título: Tubos e conexões

Tubos e conexões Unoesc 2009 Sumário Introdução 1 Tubulações 2.1 Tubos de PVC 2.2 Tubos de Aço Carbono 2.4 Tubos de Cobre 2.5 Tudo de Polietileno (PE) 2.6 Tubos e Conexões de Ferro Fundido 2.7 Tubos de Concreto. 2.8 Tubos…


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Auditoria do Disponível

Trabalho enviado por: Alexandre Ferreira da Rocha

Data: 19/10/2006

AUDITORIA DO DISPONÍVEL


1. INTRODUÇÃO

A auditoria tem por princípio auxiliar o administrador a tomar decisões mais eficazes em relação a gestão administrativa, evitando erros, omissões ou fraudes que possam ser efetuados.

As disponibilidades dentre os investimentos patrimoniais representam o ativo de maior liquidez, sendo o mais sujeito a fraudes, devido a movimentação constante de numerários, mesmo que a empresa mantenha um bom sistema de controle interno. Nos dias atuais é de vital importância a manutenção de um controle interno, principalmente sobre suas disponibilidades. Como citam FRANCO e MARRA (1992,p.298), na maioria dos casos,os alcances, desfalques e desvios estão diretamente relacionados com o dinheiro disponível.

Por outro lado, a auditoria não procura apenas fraudes em seu sistema, mas sim obter opinião de profissionais com maior especialização na área contábil e saber se retrata fielmente a situação da empresa. A Auditoria fornece análises, apreciações, recomendações, sugestões e informações relativas à atividade examinada, podendo revelar as fraquezas, determinar causas, avaliar as conseqüências e encontrar uma solução para que o administrador possa agir. Sendo o processo pelo qual é realizado o exame minucioso na escrituração contábil e nos documentos que lhe deram origem, fazendo-se os confrontos e sugerindo as retificações necessárias,motivados por erros ou omissões, assim o auditor estabelecerá procedimentos, que funcionarão como uma investigação, fundamentando a sua opinião. A empresa deverá ter um controle interno que garantirá a veracidade dos registros e a exatidão das informações, que serão utilizadas para a formação dos papeis de trabalho, que são um conjunto de formulários e documentos que fornecem todas as informações referentes ao trabalho do auditor.

O surgimento da Auditoria, está diretamente relacionado aos seguintes principais motivos:

  • Evolução natural do mundo capitalista;
  • Transformação de empresas familiares em empresas corporativas, administradas por terceiros;
  • Processo de globalização evidenciado, principalmente, por:
  • abertura de capital para investimentos externos;
  • expansão dos negócios para "além" fronteiras;
  • Crescimento, modernização e evolução tecnológica, principalmente nas áreas ligada à informática;
  • Crescimento de fraudes, erros e atos ilícitos nas áreas fiscais, societárias, legais, administrativas e financeiras das empresas;

No Brasil, o campo de atuação do profissional de auditoria surgiu com certa intensidade a partir da Lei n° 4.728, de 14 de julho de 1965, que instituiu a criação do Mercado de Capitais, tornando obrigatória a auditoria em todas as empresas pertencentes ao Mercado de Capitais. A partir desta Lei, o Banco Central estabeleceu uma série de regulamentos tornando obrigatória a contratação de auditoria externa ou independente em quase todas as entidades do Sistema Financeiro Nacional e Companhias Abertas. O Banco Central estabeleceu ainda, por meio da Circular n° 179, de 11 de maio de 1972, as normas gerais de auditoria. Na época, o Conselho Federal de Contabilidade aprovou através da Resolução n° 321/72, as normas e procedimentos de auditoria, as quais foram elaborado pelo Instituto de Auditores Internos do Brasil, atualmente denominado IBRACON – Instituto Brasileiro de Contadores.

Em 1976, é criada a Lei das Sociedades por Ações n° 6.404/76, determinando que as Demonstrações Contábeis das companhias abertas, que tem suas ações negociadas em Bolsa de Valores, sejam obrigatoriamente auditadas por auditores independentes registrados na Comissão de Valores Mobiliários – CVM.

Dentro das limitações de seu objetivo, o auditor deve estar atento à possibilidade de irregularidades, bem como procurar dar sugestões de melhoria dos controles internos e de planejamento fiscal adequado com possíveis economias de impostos.

A auditoria deixou de ser, para as entidades, e especialmente para empresas da atualidade, apenas mais um instrumento criado pela administração para aumentar seus controles sobre o pessoal administrativo. Atualmente é meio indispensável de confirmação da eficiência dos controles e fator de maior tranqüilidade para a administração e de maior garantia para os investidores, bem como para o próprio fisco, que tem na auditoria o colaborador eficiente e insuspeito, que contribui indiretamente para melhor aplicação das leis fiscais.

1.1 PROBLEMÁTICA E OBJETO DE ESTUDO

Este trabalho restringe-se à execução de uma auditoria de Caixa e Banco de uma empresa do ramo de transportes,a Transportadora Nascente Ltda , situada em Ponta Grossa – Pr., que teve inicio suas atividade em 14/05/1984, contando hoje com 11 caminhões. A auditoria será efetuada no período de 01/07/2004 à 30/07/2004.

Serão seguidos todos os procedimentos necessários para a execução do estudo, que será realizado somente com intuito de demonstrar na prática como ocorre o processo de auditoria, já que a empresa em questão é de pequeno porte e visa basicamente atender as necessidades de transporte do proprietário que tem como atividade principal à agricultura.

Diante desta realidade, surge a questão norteadora do presente trabalho:

As contas, caixa e bancos, espelham a realidade da empresa e estão em conformidade com os saldos da contabilidade?

1.2 HIPÓTESE

Buscando dar ao estudo de caso um rigor científico, procurou-se construir um referencial teórico que nos apoiasse através de conceitos, e na medida que se procedeu a seleção da bibliografia pertinente ao tema, encontrou-se em diversos textos e obras a auditoria como componente relacionado ao controle e fornecendo informações para tomada de decisões das organizações. Um programa de auditoria capacita o auditor proceder a uma análise exata dos problemas a serem resolvidos dentro de uma empresa, e diante desse componente elaborou-se a seguinte hipótese:

A auditoria do disponível pode ser usada para confirmação dos registros contábeis;

1.3 OBJETIVOS

1.3.1 Objetivo Geral

O objetivo geral desse trabalho será efetuar auditoria no disponível da empresa, ou seja, no caixa e bancos, usando a Transportadora Paiquere Ltda, como referência para aprofundar os conhecimentos na área de auditoria contábil .

1.3.2 Objetivos Específicos

  • comparar se as disponibilidades condizem com o razão;
  • Verificar os controles internos utilizados pela empresa;
  • Verificar se os registros seguem os Princípios fundamentais da Contabilidade
  • Elaborar relatório e parecer.

1.4 METODOLOGIA DA PESQUISA

Visando encontrar resposta para a pergunta norteadora do presente trabalho, buscou-se direcionar a pesquisa de forma qualitativa e ao mesmo tempo quantitativa, aplicadas a uma pesquisa bibliográfica.

Segundo ANDRADE (1999, p.106), a primeira fase da pesquisa é a bibliográfica, buscando-se aprofundamento teórico sobre o assunto.

Com relação às técnicas e métodos de pesquisa RUIZ (1991, p.138), diferencia-os expondo que os métodos dizem respeito às etapas fundamentais para a pesquisa, já as técnicas abrangem procedimentos mais específicos e são os recursos utilizados dentro das diversas etapas dos métodos.

A metodologia utilizada neste trabalho será pesquisa bibliográfica em livros, revistas, sendo que a coleta de dados será diretamente pesquisada nos registros contábeis da empresa em questão.

Para LAKATOS ( 1996,p.44) a pesquisa bibliográfica permite verificar melhores os dados do problema para que se possa obter a resolução do mesmo. A pesquisa bibliográfica e documental que será utilizada neste caso é ideal para encontrar subsídios suficientes para que possa ser esclarecida a questão proposta.

Os questionários, as entrevistas, a observação direta e a análise de documentos constituem as técnicas de coleta de dados, escolhidos para a pesquisa de campo; dentro dessa perspectiva, MARCONI (1990, p.75), explicita que a pesquisa de campo é aquela utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimento acerca de um problema, para o qual se procura uma resposta, ou de uma hipótese, que se queira comprovar ou, ainda, descobrir novos fenômenos ou relações entre eles.

Na coleta de dados utilizou-se levantamentos documentais, ou seja, os relatórios razão, extratos bancários, balancetes de verificação produzidos pela empresa.

Para concretizar esta etapa de nosso estudo, não se encontrou dificuldade, pois uma vez definidos os indicadores para serem avaliados, construiu-se um roteiro para que não corrêssemos o risco de desviar dos objetivos.

1.5 ESTRUTURA DA MONOGRAFIA

O conteúdo do presente trabalho está estruturado em quatro capítulos assim resumidos: O capítulo um tem a finalidade de introduzir o leitor à temática, buscando demonstrar o estudo de caso, o problema, a questão norteadora do trabalho, seus objetivos , a metodologia de pesquisa e a hipótese.

No capítulo dois, é tratado o referencial teórico sobre os temas relacionados aos objetivos específicos. Nele, analisa-se o conceito de contabilidade, a contabilidade como ciência social,os fundamentos específicos da contabilidade, os postulados ambientais as convenções contábeis e todo processo de uma auditoria, buscando demonstrar a importância da contabilização correta para os procedimentos da auditoria.

No capítulo três, procede-se à análise de resultados, retratando os controles internos usados na empresa.

No capítulo quatro, apresenta-se a conclusão e as recomendações.


2. REFERENCIAL TEÓRICO

2. 1 Conceito de Contabilidade

Segundo IUDICÍBUS (1987, p.33) a Contabilidade é um sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários. Os usuários são as pessoas que utilizam a Contabilidade, que se interessam pela situação da empresa e buscam nos instrumentos contábeis as suas respostas. Podem ser divididos em: usuários internos e usuários externos.

Usuários Internos : são todas as pessoas ou grupos de pessoas relacionadas com a empresa e que têm facilidade de acesso às informações contábeis, tais como:

  • Gerentes: para a tomada de decisões;
  • Funcionários: com interesse em pleitear melhorias;
  • Diretoria: para a execução de planejamentos organizacionais.O usuário interno principal da informação contábil na entidade moderna é a alta administração que pela proximidade à Contabilidade, pode solicitar a elaboração de relatórios específicos para auxiliar-lhe na gestão do negócio.

Os relatórios específicos podem, além de abranger quaisquer áreas de informação (fluxo financeiro, disponibilidades, contas a pagar, contas a receber, aplicações financeiras, compra e vendas no dia ou no período e os gastos gerais de funcionamento), ser elaborados diariamente ou em curtos períodos de tempo (semana, quinzena, mês, etc..), de acordo com as necessidades administrativas.

Usuários Externos: são todas as pessoas ou grupos de pessoas sem facilidade de acesso direto às informações, mas que as recebem de publicações das demonstrações pela entidade, tais como:

  • Bancos: interessados nas demonstrações financeiras a fim de analisar a concessão de financiamentos e medir a capacidade de retorno do capital emprestado;
  • Concorrentes: interessados em conhecer a situação da empresa para poder atuar no mercado;
  • Governo: que necessita obter informações sobre as receitas e as despesas para poder atuar sobre o resultado operacional no que concerne a sua parcela de tributação;
  • Fornecedores: interessados em conhecer a situação da entidade para poder continuar ou não as transações comerciais com a entidade, além de medir a garantia de recebimento futuro;
  • Clientes: interessados em medir a integridade da entidade e a garantia de que seu pedido será atendido nas suas especificações e no tempo acordado.
  • ...

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