Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Contabilidade

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber

Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber, aplicadas na Empresa Bradesco S/A. São Paulo 2009 Sumário 1Introdução 2Frederick Winslow Taylor4 2.1Princípios de Taylor 3Henry Ford 4Jules Henri Fayol 4.1Princípios Básicos 4.2Funções Administrativas 5Maximillian Carl Emil Weber 5.1Analise da Obra 5.2Princípios…


Publicidade



Publicidade

A Importância da Ética para Formação do Profissional Contábil

Trabalho enviado por: Gracilene de Maria Sousa Monroe

Data: 30/11/2005

A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA PARA O PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE

São Luis-MA

2005


RESUMO

A importância da ética para o profissional de contabilidade. Enfoca-se o conceito da ética. Aborda-se as doutrinas que justificam e auxiliam o comportamento do homem em sociedade durante várias épocas. Demonstra-se que atualmente há a necessidade de reflexões sobre as normas éticas que seguem uma profissão desde a formação acadêmica do profissional. Identifica-se a necessidade de conhecimento e o seguimento do Código de Ética Profissional do Contabilista para que no desempenho de suas atividades do contabilista não venha cometer infrações e ferir os princípios éticos que guiam a profissão.

Palavras-Chaves: Ética; Contabilista; Código de Ética.


1 INTRODUÇÃO

A sociedade atual tem manifestado uma crescente preocupação, provocada pela falta de valores éticos, onde o lucro é um dos principais fatores que conduzem os comportamentos antiéticos no ambiente profissional. Dentre estes destaca-se a concorrência que gera uma competição acirrada, em todos os setores: nos países, nas empresas, entre trabalhadores e profissionais.

Neste contexto, verifica-se uma queda de certos valores que de alguma forma direcionava a sociedade nas suas percepções morais básicas. A percepções revela que os julgamentos de valores e as normas éticas são considerados meramente uma questão de prioridade individual, isto é, justificado porque cada indivíduo apresenta seu próprio conjunto de crenças e valores, com comportamentos e objetivos diferentes, ocasionando desta forma conflitos nos relacionamentos de cada sociedade.

Atualmente o contabilista enfrenta um árduo desafio: distinguir os limites da honestidade e dignidade de seus atos. Deve saber identificar, com clareza, quais são os princípios morais que irão nortear a sua conduta, uma vez que, os princípios éticos aplicáveis a sua profissão representam a essência das intenções para viver e a atuar na sociedade.


2 CONCEITO DE ÉTICA

Ética está relacionada com a consciência moral, o saber e o agir, podendo o ser ético ter capacidade de discernimento do bem e do mal, do certo e o errado. É, agir de acordo com o conjunto de valores morais da sociedade, que todos conhecem ou deveriam conhecer, além da capacidade de julgar os seus atos e assumir as responsabilidades por eles.

Mas o que exatamente quer dizer ética? Segundo o Dicionário Aurélio Eletrônico (2004), ética significa "o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto."

Mas, muitas pessoas confundem ética com moral. É comum pensar que ética e moral são sinônimos, no entanto é possível diferenciar os dois significados. A moral é a conservação dos valores e comportamentos próprios de uma determinada sociedade, é algo adquirido como herança e preservado pela comunidade, variando de cultura para cultura e se modifica com o tempo na mesma sociedade, e ética é o conjunto de normas que limitam a ação humana sobre esses valores, é a reflexão do comportamento moral do homem diante da sociedade.

2.1 As teorias que explicam os conceitos éticos

Muitos pensadores e estudiosos em épocas diferentes tentaram conceituar ética utilizando-se de várias teorias que fundamentaram e contribuíram para as formações éticas das sociedades. São evidenciadas cinco teorias a respeito da formação dos conceitos éticos:

A teoria do fundamentalismo – propõe que os conceitos éticos sejam obtidos de uma fonte externa ao ser humano, não permitindo que o ser humano encontre o certo ou errado por si mesmo.

A teoria do utilitarismo – (Jeremy Bentham (1748-1832) e John Stuart Mill (1806-1873)) -propõe que o conceito ético seja elaborado com base no critério do maior bem para a sociedade como um todo. O ser humano para escolher a conduta em maior conformidade com a ética, deverá selecionar aquela que gere o maior bem para a sociedade.

A teoria do dever ético –(Emanuel Kant (1724-1804)) Kant propõe que o conceito ético seja...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town