Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Administração

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber

Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber, aplicadas na Empresa Bradesco S/A. São Paulo 2009 Sumário 1Introdução 2Frederick Winslow Taylor4 2.1Princípios de Taylor 3Henry Ford 4Jules Henri Fayol 4.1Princípios Básicos 4.2Funções Administrativas 5Maximillian Carl Emil Weber 5.1Analise da Obra 5.2Princípios…


Publicidade



Publicidade

Vantagens e Desvantagens Estratégicas de Terceirização do Setor de Coleta Domiciliar de Amostras Biológicas em um Laboratório de Análises Clinicas.

Trabalho enviado por: Hoalisson Arantes

Data: 06/05/2010

Vantagens e Desvantagens Estratégicas de Terceirização do Setor de Coleta Domiciliar de Amostras Biológicas em um Laboratório de Análises Clinicas.

Faculdade de Marketing e Negócios
2010

 

 

 

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar a necessidade de terceirização do setor de coleta domiciliar de amostras biológicas de análises clinicas tendo como base de pesquisa um laboratório de análises clinica situado na cidade de Uberlândia no Estado de Minas Gerais. Com a terceirização deste setor implicará na resolução de muitos problemas organizacionais apresentados durante a pesquisa de campo, facilitando assim um melhor controle dos gestores em relação à satisfação dos clientes, minimizando impactos como atrasos nos agendamentos consequentemente insatisfação do cliente. Durante a pesquisa, no IPAC Medicina Diagnóstica, observou-se a dificuldade agregada não à capacidade dos coletadores mas sim de dificuldades inerentes à falta de pessoal, falta de carros suficientes para abranger toda grande Uberlândia entre outros.

Contudo isso foi feita uma pesquisa com questionário com usuários que mais utilizam esse tipo de serviço oferecido pelo laboratório, junto com uma entrevista com o Analista de Talentos Humanos, que com isso finalizou a pesquisa apontando que existe sim a necessidade de apresentar um melhor serviço à comunidade uberlandense e os clientes IPAC Medicina Diagnóstica.

Palavras Chave: terceirização, coleta domiciliar, laboratório de análises clinicas.

 

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 – Organograma Administrativo
Figura 2 – Estratégia de organização
Figura 3 – Elementos de estrutura do segmento.

 

LISTA DE GRÁFICOS

Gráfico 1 - Agendamento do serviço solicitado
Gráfico 2 - Pontualidade do coletador
Gráfico 3 - Cortesia no atendimento
Gráfico 4 - Destreza do coletador
Gráfico 5 - Credibilidade do coletador
Gráfico 6 - Conhecimento em terceirização
Gráfico 7 - Preço justo no serviço
Gráfico 8 - Mais horários nos agendamentos
Gráfico 9 - Pontos estratégicos de coleta na cidade
Gráfico 10 - Marca IPAC é ideal
Gráfico 11 - Outro prestador versus confiança

 

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 – Transição do enfoque tradicional para um novo modelo de gestão.
Tabela 2 – Vantagens e desvantagens da terceirização.

 

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
1 A ORGANIZAÇÃO
1.1 Histórico e caracterização da organização
1.2 Estratégia organizacional
1.3 Estrutura organizacional
1.4 Setores de maior evidêncial
1.4.1.1 Setor de bioquímica
1.4.1.2 Setor de hematologia
1.4.1.3 Setor de anatomia patológica e citopatológica
1.4.1.4 Setor de microbiologia
1.4.1.5 Area administrativa
1.5 Contexto em que a empresa atua
1.6 Área do estágio
2 REFERÊNCIAL TEÓRICO
2.1 Terceirização geral
2.1.1 Definição
2.1.2 Surgimento do termo
2.1.3 Riscors
2.1.4 Vantagens e desvantagens
2.1.5 Estratégia corporativa conforme Kenneth R. Andrews
2.1.6 Estratégia corporativa conforme Michael E. Porter
2.3.7 Processo de estratégias genéricas conforme Mintzberg
2.2 Suporte teórico ao projeto
2.2.1 Afirmando as vantagens e desvantagens da terceirização
2.2.2 Diretrizes básicas para a terceirização
2.2.3 Análise crítica dos estudos teóricos
3 ASPÉCTOS METODOLÓGICOS
3.1 Aspéctos gerais
3.2 Delimitação da pesquisa
3.3 Coleta dos dados
3.3.1 Método de pesquisa
3.3.2 Definição da área ou população alvo de estudo
3.3.3 Tipo de amostra
4 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
4.1 Descrição dos dados
4.2 Diagnóstico da situação
5 CONCLUSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
APÊNDICE A
APÊNDICE B

 

INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata-se da aplicação estratégica da terceirização do setor de coleta domiciliar de amostras biológicas em laboratórios de análises clinicas. Sabe-se que o negócio principal dos laboratórios de análises clinica é exatamente a realização dos exames laboratoriais com precisão e qualidade. A coleta domiciliar acaba sendo uma atividade meio para a qual observamos rotineiramente problemas, tais como, atraso no agendamento e falta de profissionais comprometidos e dedicados ao trabalho entre outros.

Para (MICHEL, 1990, p.98) “A decisão sobre quais recursos devem ser adquiridos e usados para que se possam tirar proveito das oportunidades e minimizar fatores que ameaçam a consecução dos resultados obtidos”

O autor acima afirma que para que possamos tomar decisões estratégicas deve-se primeiro minimizar os fatores de riscos, tais eles sejam por exemplo no caso estudado a insatisfação dos clientes juntamente com a falta de horários para agendamentos do serviço.

“Estratégia é a mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito nacional ou internacional, visando atingir objetivos em longo prazo (...) seu objetivo é permitir maior flexibilidade de resposta às contingências imprevisíveis” (LODI, 1969, p.87).

Esse comentário segundo Lodi pode se entendido da seguinte forma, para que a estratégia de certo deve-se usar todos os recursos da empresa, ou sejam, financeiros, organizacional e mesmo intelectual para galgar os melhores lugares na competição por melhores mercados.

Dentre vários conceitos de estratégias encontrados na literatura, diversos autores, a definem como “planos da alta administração para alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais da organização.” (WRIGHT, KROLL e PARNELL, 2000, p. 189),

Conforme verifica-se acima, das diversas teorias diferenciadas sobre o tema estratégia, observa-se que existe a necessidade de mudar de tática e metas no compromisso com o cliente e o que ele espera do serviço prestado. Também de forma sucinta a questão da estratégia nas organizações é vista como a criação de oportunidades com o intuito de amenizar as ameaças que eventualmente possam ocorrer no transcorrer de um agendamento de um atendimento domiciliar o qual por algum motivo não poderá ser cumprido, ou seja, o cliente pode vincular esse descompromisso de forma negativa com todo processo de qualidade do laboratório.

O mais importante dentre todas as teorias é alinhar toda a expectativa do cliente que busca os serviços do laboratório de análises clinicas, em particular o serviço de coleta domiciliar de amostras a fim de buscar um equilíbrio entre a missão e os valores da organização.

Quanto à terceirização do serviço de coleta domiciliar, procuramos analisar de acordo com a teoria que nos traz o seguinte, “terceirização refere-se a um processo de transferência de serviços desenvolvidos por uma empresa (contratante) para uma outra contratada.” (ALVARENGA, 2003, p. 5).

Dessa forma analisaremos a questão das atividades desempenhadas por cada parte, ou seja, a empresa contratante passa a realizar suas atividades-fim, neste caso o laboratório preocupa-se com a análise de amostras materiais, enquanto a empresa contratada dedica-se em tempo integral ao contrato prestado naquela organização.

Conforme Alvarenga (2003) neste contexto globalizado somando com a nossa legislação trabalhista no Brasil, vimos uma necessidade estratégica de se concentrar em suas atividades-fim, as empresas também tiveram a necessidade de buscar alternativas para o gerenciamento da sua mão-de-obra ou transferir parte de sua produção para terceiros a fim de reduzirem custos, administrarem melhor a produção e continuarem competitivas no mercado.

O presente trabalho responderá a seguinte pergunta de pesquisa: Quais as vantagens e desvantagens, para um laboratório de Análises Clínicas e seus clientes ao terceirizar a coleta domiciliar de amostras biológicas? Com o objetivo geral de identificar as vantagens e desvantagens em decorrência da terceirização do setor de coleta domiciliar, tanto para o cliente que utiliza esse tipo de serviço quanto para o laboratório. Apresentam-se os seguintes objetivos específicos:

• Fazer um breve histórico sobre terceirização como uma estratégia organizacional;
• Realizar um breve histórico sobre o contexto econômico que norteia a terceirização, como riscos, desafios e benefícios para a empresa.
• Investigar as vantagens/desvantagens da terceirização para a empresa estudada.
• Identificar as vantagens/desvantagens da terceirização para o cliente da empresa estudada.

Na delimitação do estudo, dentre as diversas empresas que terceirizam atividades-meio dentro de sua cadeia de valores opta-se por trabalhar neste estudo com o ramo de laboratórios de análises clinicas.

O presente estudo é justificado pela importância de utilizar estrategicamente a terceirização do setor de coleta domiciliar para uma empresa contratada especializada em coleta de amostras biológicas.

A empresa contratante ficará responsável pela realização da sua atividade-fim, em contrapartida a empresa contratada, realizará com seus recursos próprios toda coleta domiciliar juntos aos clientes que usam este tipo de serviço do laboratório.

Sabemos que existe sempre uma busca constante no quesito qualidade de serviços, e a coleta domiciliar é um dos principais tópicos, pois, ocorrem atrasos, agendamentos incorretos, falta de horários ou mesmo encaixe deste durante o período do dia que a coleta é realizada. Além de tudo, é um serviço caro que demanda pessoal treinado, assíduo e principalmente funcionários comprometidos com a organização e seus valores.

 

1 ORGANIZAÇÃO

Nesta sessão serão apresentados aspectos relativos a empresa estuda, IPAC Medicina Laboratorial, juntamente com seus setores mais evidentes, bem como a o organograma administrativo, estratégia organizacional e sua estrutura.

 

1.1 Histórico e caracterização da organização

O IPAC Medicina Diagnóstica, é uma empresa de melhor conceito em exames laboratoriais, com 32 anos de experiência, traz na bagagem o reconhecimento da classe médica e da própria comunidade, reflexo da excelência técnica e prestação de serviços de alta qualidade.

Características que impulsionaram a pequena sede criada na Av. João Pinheiro em 1976 a se tornar um laboratório com nova estrutura que conta com exames laboratoriais e imagem, sendo considerado, hoje, o maior e mais completo centro de diagnósticos, gerando comodidade aos seus clientes por realizarem todos seus exames em um só local.

Com um lema fundamental nesse tipo de negócio, o IPAC institui como uma frase que possa resumir precisamente seu negócio: “No IPAC você pode confiar”.

No início de 1976 nasceu a idéia de fundar em Uberlândia um laboratório na tentativa de oferecer a cidade uma instituição que pudesse complementar e diferenciar dos bons serviços existentes na época. E como primeira característica, preocupou-se em constituir uma sociedade por seus idealizadores, que achavam que os avanços científicos e tecnológicos na época apontavam para um fato que chamava a atenção a necessidade de uma equipe com diferentes aptidões em vista de que o domínio individual para assimilar todo conhecimento não seria mais possível a um único indivíduo por mais privilegiado que fosse.

Em fevereiro de 1976 realizou-se a primeira reunião na residência de ums dos sócios, Dr. Jair Matos, onde além dele participaram Dr. Enio Avelar Naves, Dr. Pedro Simões. Em maio de 1976 tiveram registrada a firma na Junta Comercial de Minas Gerais, e em 1º de setembro do mesmo ano foi inaugurada nossa sede localizada na Av. João Pinheiro, 639, hoje sede da Unimed Uberlândia. No dia 3 de setembro iniciou-se os trabalhos propriamente dito, atendendo em primeiro dia de trabalho a quatro pacientes. Daí em diante, graças ao apoio da classe médica e da própria comunidade, foram apresentando um crescimento e um progresso sempre orientados pelo compromisso maior: prestação de um serviço de alta qualidade.

Por volta de 1980 juntou-se a equipe o Dr. Silvio Marques Pessoa, médico Patologista Clinico que muito tem contribuído nos avanços científicos e tecnológicos. Mais recentemente a Dra. Eliane M. Guimarães, com formação na área de Citopatologia, tem se responsabilizado por essa área no serviço.

Desde o início os seus precursores tinham a preocupação em ampliar a sociedade sempre visando uma divisão de trabalho e um aprimoramento científico. Com o crescimento do laboratório, o próximo passo seria a ampliação da sede de atendimento e o aumento da diversidade de exames, que concretizou em 2006. O IPAC matriz situado na Av. Cipriano Del Fávero, nº 515, ganhou o bloco B, onde é realizado todo o atendimento laboratorial no primeiro piso e no segundo o atendimento e a realização dos exames cardiológicos e de imagem, culminando também na ampliação da equipe médica com o Dr. Rodrigo Jose Garcia e Dr. Ricardo Jorge Vital, ambos especialistas em radiologia e diagnóstico por imagem.

A qualidade é desde o início o fator chave para os trabalhos se concretizarem como um dos melhores da região do Triangulo Mineiro, qualidade esta, relacionada com valorização dos clientes, colaboradores e parceiros em todas as áreas do laboratório, foi o mais importante fator para o crescimento e reconhecimento na sociedade uberlandense.

Investimentos foram feitos para treinamento e capacitação de profissionais, aquisição de novos equipamentos e a mais avançada tecnologia para área diagnóstica, tudo projetado em detalhes para atender aos clientes com mais conforto e ainda mais tecnologia. Não foram medidos esforços para corresponder as expectativas dos clientes e como reconhecimento veio à certificação com os selos de qualidade ISO 9001, dando mais confiança para os clientes.

 

1.2 Estratégia da organização

 

organograma



Figura 2: Estratégia da organização
Fonte: PILONETTO, 1998.

 

1.3 Estrutura organizacional

No organograma abaixo está explicando como atualmente a empresa está dividida, o mesmo foi elaborado de forma resumida e prática para melhor entendimento do leitor.

 

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town