Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Administração

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: Tubos e conexões

Tubos e conexões Unoesc 2009 Sumário Introdução 1 Tubulações 2.1 Tubos de PVC 2.2 Tubos de Aço Carbono 2.4 Tubos de Cobre 2.5 Tudo de Polietileno (PE) 2.6 Tubos e Conexões de Ferro Fundido 2.7 Tubos de Concreto. 2.8 Tubos…

Segurança no Trabalho de Mineração

Trabalho enviado por: Rosimere Nogueira

Data: 17/09/2006

SEGURANÇA DO TRABALHO SINÔNIMO DE TRANQUILIDADE

CRICIÚMA, JULHO DE 2006


AGRADECIMENTOS

A Deus

"Grandes foram as lutas, maiores as vitórias. Sempre estiveste comigo.

Muitas vezes, pensei que este momento nunca chegaria.

Queria recuar ou parar, no entanto tu estavas presente, fazendo da derrota uma vitória, da fraqueza uma força. Com a tua ajuda venci. A emoção é forte.

Não cheguei ao fim, mas sim ao inicio de uma longa caminhada.

Por isso digo: obrigado". (Isaías 55.10-11).

Aos que admiro

" Aqueles que acompanharam meus passos, mesmo quando foi preciso correr para andarmos juntos, obrigado. Obrigado por terem guardado o meu mundo em suas mãos. Aos que estiveram sempre disponíveis quando meu tempo para eles era tão limitado; obrigado.

A minha família, minha noiva, meus amigos que tantas vezes deixei em segundo plano e abraçaram este sonho como se fosse deles. Agradeço pelo ombro, pela admiração, mesmo quando foram deixados de lado.

Agradeço àqueles que dedicaram seu tempo e compartilharam experiência, para que a minha formação fosse também um aprendizado de vida. Àqueles que, com suas experiências, nos fizeram ver que poderíamos encontrar o caminho certo.

Agradecer é admitir que houve um momento em que se precisou de alguém; é reconhecer que o homem jamais poderá lograr para si o dom de ser auto – suficiente. Ninguém e nada cresce sozinho: sempre é preciso um olhar de apoio, uma palavra de incentivo, um gesto de compreensão, uma atitude de amor.

A todos vocês, que compartilharam dos meus ideais, dedico a minha vitória com a mais profunda gratidão e respeito.


LISTA DE SÍMBOLOS E JARGÃO

BRITAGEM – setor responsável pela britagem do carvão

C.A . – Certificado de Aprovação

CABEÇOTE DA CORRÊIA – ponto de encontro de duas correias transportadoras

CIPAMIN – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração

CORREIAS TRANSPORTADORAS – transporte responsável por retirar o carvão do subsolo e levar para a superfície.

DRT – Delegacia Regional do Trabalho

EPI – Equipamento de Proteção Individual

LÂMPADA DE FOGO – sistema de sinalização, responsável pela obstrução dos funcionários, quando acessa, evitando a circulação dos funcionários em galerias preste a detonar.

LAVADOR – setor responsável pela separação do carvão, conforme a sua qualidade e utilidade

NR – Norma Regulamentadora

QUADRAÇÃO – Nome dado a parede do pilar de sustentação das minas de subsolo.

R1 – Rejeito do carvão com tamanho menor.

SESMT – Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho

SIPATMIN – Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho na Mineração.


1 INTRODUÇÃO

O programa de segurança no trabalho da Indústria Carbonífera Criciúma S/A, enfoca ações preventivas com ênfase em treinamentos, inspeções preventivas, avaliações de agentes agressivos, eliminações e neutralizações de atos e condições inseguras, procurando manter a integridade física de todos os colaboradores.

Trabalhar com segurança, com atenção voltada a Programas de Prevenção de Acidentes e Medicinas Ocupacionais, é a forma mais eficiente de se gerenciar os negócios da empresa.

Acreditando que todos os acidentes e doenças ocupacionais podem ser evitados, no decorrer do estágio, foram tomadas medidas para salvaguardar o ambiente de trabalho. Estas medidas incluem em inspeções diárias de segurança, conscientização em prevenção dos acidentes, cumprimentos das regras e procedimentos, motivação dos funcionários, entre outros.

Durante o período de estágio, 06/03/2006 á 09/06/2006,os programas de segurança alcançaram seus objetivos de atender às necessidades resultantes da prevenção de acidentes e a proteção do trabalhador.

Assim, este trabalho tem por objetivo relatar a experiência desenvolvida durante este mesmo período na empresa Carbonífera Criciúma S/A. Tendo em seu conteúdo o desenvolvimento e análise do estágio.


2 HISTÓRICO DA EMPRESA

A Empresa Carbonífera Criciúma S/A teve seu inicio com o Sr. Diomício Freitas, Telegrafista da Estrada de Ferro. Em 1943 adquiriu a primeira mina de carvão, há quase seis décadas. O grupo Diomício Freitas foi composto pelas divisões: setor cerâmico, metalúrgica, civil, extração de carvão, etc.

Dr. Paulo Agrício de Freitas deu continuidade, sendo conhecidas como empresas Amanda, carro chefe Carbonífera Criciúma.

Atualmente, desde 1990, a empresa é administrada por três sócios, sendo este o Dr. Wofgang Friederich, Dr. Alfredo Flavio Gazola e o Engº. José Luis Freitas de Castro.

A descoberta do carvão em Criciúma deu-se em 1893, quando o Sr. Giacomo Sonego ao colocar fogo em um pequeno buraco, descobriu que haviam pedras que queimavam, então levou-as até a ferraria de um amigo e constatou o fato.

Carvão Mineral é uma substancia sólida, formada pela decomposição parcial de resto vegetais, com o enriquecimento em carbono e lititicada, isto é, endurecida por um processo lento, sendo necessário dezenas de milhões de anos para que se de sua formação. Esta formação deu-se no período Carbonífero e permiano da era paleozóica, sendo isto de 270 a 350 milhões de anos.

O método de extração do subsolo – no carvão é usado o método de câmaras e pilares. Este método basicamente resume-se a abertura de galerias na camada, deixando-se pilares de carvão em finalidade de sustentar o teto. Estes pilares são dimensionados de acordo com a profundidade da camada. A camada minerada pela carbonífera é denominada camada Barro Branco e é constituída basicamente por três partes: forro – de 30 cm a 60 cm; quadração - 60cm a 80cm; e banco – 50cm a 80cm. Total da camada é de 1,40 a 2,20 metros.

A Carbonífera Criciúma S/A é uma empresa mineradora de carvão, constituindo-se atualmente na empresa líder deste segmento. Atendendo às necessidades do setor energético nacional a partir de jazida própria, garante o combustível necessário ao mercado de geração termelétrica e contribui para com o desenvolvimento e para com a econômia da região.

Simultaneamente ao seu desenvolvimento econômico, a Carbonífera Criciúma construiu sua história de sucesso, pautando-se pela valorização de seus colaboradores, por intermédio de políticas sociais significativas, bem como por maciços investimentos na recuperação e na preservação ambiental, gerando uma maior qualidade de vida na região.

2.1 Exploração mineral

A Unidade Mineira II - Verdinho entrou em operação em 1982 e explora a camada de carvão Barro Branco (betuminoso alto volátil), lavrada pelo método de câmaras e pilares a cerca de 150 m de profundidade, com capacidade nominal de 2.760.000 t/ano de ROM.

A Unidade Mineira III - Rio Queimado constitui uma reserva geológica com cerca de 100 milhões de toneladas de carvão in situ, correspondente à camada Bonito (betuminoso médio volátil), a qual apresenta uma espessura média de 3,7 m, contendo 2,3 m de carvão na camada. Esta jazida será lavrada pelo método de câmaras e pilares.

Visando a uma possível ampliação das reservas mineráveis e a um maior detalhamento de suas jazidas, a Carbonífera Criciúma S/A conduz um programa de desenvolvimento tecnológico que inclui investimentos na prospecção e na produção mineral. Assim, o emprego da mais avançada tecnologia em equipamentos e software para mineração tem garantido excelentes índices de produtividade.

2.2 Responsabilidade social

A Carbonífera Criciúma, corroborando sua política de compromisso para com o social, oferece a seus colaboradores serviços de atendimento odontológico, médico, incluindo-se serviço de pediatria, além de um plano de saúde e de uma unidade de fisioterapia e musculação, instalada em sua UM II - Verdinho.

Ainda no campo social, a Carbonifera Criciúma manifesta sua responsabilidade para com a elevação da qualidade de vida da comunidade na qual a empresa se insere, através de diversas atividades de assistência. São exemplos dessa política, entre outros, a criação de uma escolinha de futebol para crianças e a co-participação na manutenção da SATC - escola profissionalizante com cerca de 5.000 alunos.

É por meio de ações, dirigidas não apenas aos seus colaboradores e suas famílias, mas à comunidade que a cerca, que a Carbonífera Criciúma S/A entende estar cumprindo sua missão de...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




Publicidade