Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Administração

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber

Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber, aplicadas na Empresa Bradesco S/A. São Paulo 2009 Sumário 1Introdução 2Frederick Winslow Taylor4 2.1Princípios de Taylor 3Henry Ford 4Jules Henri Fayol 4.1Princípios Básicos 4.2Funções Administrativas 5Maximillian Carl Emil Weber 5.1Analise da Obra 5.2Princípios…

Publicidade

Resumo do Capítulo 3 do Livro Introdução à Teoria Geral da Administração de Idalberto Chiavenato

Trabalho enviado por: Renato Ferreira Gomes

Data: 14/11/2006

Introdução a Teoria Geral da Administração


CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração. 7.Ed.São Paulo: Elsevier, 2004, 634p.


RESUMO CAP 3

A Administração Cientifica foi criada no começo do século passado pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor, que teve como seguidores Gantt, Gilbreth, Emerson, Ford, Barth, entre outros, a preocupação inicial foi o desperdício e as perdas sofridas pela indústria, e aumentar a produção por meios de métodos e técnicas da engenharia industrial.

1. Primeiro Período de Taylor

Racionalizou o trabalho do operário por meio do Estudo de Tempos e Movimentos.

Ele verificou que alguns operários produziam mais que os outros com a mesma condição, e que estes se acomodavam, pois a remuneração era a mesma, assim criando condições de pagar mais a quem produzir mais.

2. Segundo Período de Taylor

Concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser acompanhada de uma estruturação geral. A partir daí desenvolveu seus estudos sobre Administração Geral, a qual denominou Administração Científica sem esquecer da tarefa do operário. Para Taylor as indústrias de sua época padeciam de três males:

  • Vadiagem dos operários que reduziam a produção a cerca de um terço do que podiam produzir, para evitar redução das tarifas de salário pela gerência.
  • Desconhecimento da gerência da rotina e tempo de trabalho necessário para sua realização.
  • Falta de uniformidade nas técnicas e métodos de trabalho.

Para sanar estes três males Taylor criou o Scientific Management, que seria uma evolução e não uma teoria tendo 75% de análise e 25% teoria.

Administração como Ciência

Para Taylor a organização e a Administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não espiritualmente. Os elementos para a administração cientifica são: padronização de máquinas e ferramentas, métodos e rotinas para execução de tarefas e prêmios de produção para incentivar a produtividade.

O principal objetivo da administração e assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e automaticamente o máximo de prosperidade ao empregado, assim tendo uma troca de interesses entre os dois.

Organização Racional do Trabalho

É a substituição de métodos empíricos e rudimentares por métodos científicos que se fundamentam nos seguintes aspectos:

Análise do trabalho e de estudo de tempos e movimentos.

A divisão e subdivisão de todos os movimentos necessários para a...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




Publicidade