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Título: Tubos e conexões

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Qualidade no Setor Compras

Trabalho enviado por: Jonas Eduardo de Souza Batista

Data: 07/10/2005


Manaus

2005


RESUMO

Qualquer atividade industrial requer materiais e suprimentos com os quais possa trabalhar. A qualidade dos materiais deve ser adequada ao propósito a que se destinam e apropriada ao processo e equipamento que está empregando.

Para que se mantenha uma posição competitiva de vendas favorável e para que se obtenham lucros satisfatórios, os materiais devem ser adquiridos ao mais baixo custo, desde que satisfaçam as exigências de qualidade e de processamento.

Fornecedor e Cliente devem buscar mais do que somente boas negociações econômicas para ambos. Os fornecedores podem trazer para seu cliente reais vantagens e diferenciação.

É essencial que qualquer empresa tenha um plano de compra baseado em fornecedores competentes. Dentro de uma Cadeia de Suprimentos é essencial se ter fornecedores competentes para entregar produtos e serviços com qualidade, em termos contratuais favoráveis e capazes de responder as tendências do mercado e as mudanças tecnológicas.

Quando selecionamos fornecedores estamos reunindo um grupo, do maior tamanho possível, que preencha todos os requisitos básicos e suficientes, dentro das normas e padrões pré-estabelecidos como adequados. O objetivo principal é encontrar fornecedores que possuam condições de fornecer os materiais necessários dentro da quantidade, dos padrões de qualidade requeridos, no tempo determinado, com menores preços e/ou competitivos e nas melhores condições de pagamento.

Contudo para iniciar a jornada de qualidade é preciso estabelecer um departamento centralizado de compras, a administração espera, antes de mais nada, o desempenho competente dos deveres do departamento e a satisfação dos objetivos básicos. Espera que o departamento seja eficientemente administrado, que envolva suas próprias diretrizes de ação e normas de conduta que possam resultar em custos econômicos de aquisições, assim como em custos econômicos de materiais.

A norma ISO 9000 é utilizada pelas companhias para controlar seus sistemas de qualidade durante todo o ciclo de desenvolvimento dos produtos, desde o projeto até o serviço.

As organizações acreditam nos preceitos da Gestão da Qualidade Total como estão detalhados na ISO 9000 e os segue. A prevenção e a melhoria contínua são os elementos fundamentais para garantir e manter a completa satisfação do cliente.

Os objetivos da qualidade, da ISO 9000 exige que a organização estabeleça objetivos de qualidade nos níveis de funções pertinentes que sejam "mensuráveis e coerentes com a política da qualidade".

As Organizações que possuem sua vanguarda, liderança e alta tecnologia, reforça o objetivo de assegurar em todas as suas iniciativas a crescente facilidade e comodidade aos clientes. Nesse sentido, optam por implementar "Sistema de Gestão da Qualidade" que é baseado na ISO 9000, que direciona a atenção para melhoria contínua.

A qualidade é por natureza uma função sistêmica. Para ilustrar o que é função sistêmica.A Qualidade é uma função sistêmica porque influencia todas as outras funções da empresa e é influenciada por todas elas.

Sendo função sistêmica, a Qualidade precisa de um sistema para que funcione bem. Este é chamado de Sistema da Qualidade, que é, pois, o conjunto de regras escritas que organizará o funcionamento eficiente da Função Qualidade na empresa.

Há vários possíveis modelos de Sistemas da Qualidade. O modelo ISO 9000 é o que vem sendo cada vez mais adotado no mundo, pela sua simplicidade e eficácia.


INTRODUÇÃO

Este trabalho foi elaborado com a finalidade de dissertarmos a respeito da função compras que é um segmento essencial do Departamento de Materiais ou Suprimentos, que tem por finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços, planejá-las quantitativamente e satisfaze-las no momento certo com as quantidades corretas, verificar se recebeu efetivamente o que foi comprado e providenciar armazenamento. Compras é, portanto, uma operação da área de materiais, mas essencial entre as que compõe o processo de suprimento.

Qualquer atividade industrial necessita de matérias-primas, componentes, equipamentos e serviços que possa operar. No ciclo de um processo de fabricação, antes de se dar início à primeira operação, os materiais e insumos gerais devem estar disponíveis, mantendo-se, com certo grau de certeza, a continuidade de seu abastecimento a fim de atender as necessidades ao longo do período. Logo, a quantidade dos materiais e a sua qualidade devem ser compatíveis com o processo produtivo.

Em todo o sistema empresarial, para manter um volume de vendas e um perfil competitivo no mercado e, consequentemente, gerar lucros satisfatórios, a minimização de custos deve ser perseguida e alcançada, principalmente os que se referem aos materiais utilizados, já que representam uma parcela por demais considerável na estrutura de custo total.

Demonstraremos que a qualidade do setor de compras de qualquer instituição se dá através da utilização dos métodos, diretrizes, objetivos e sistema de qualidade "ISO" para o alcance de resultados satisfatórios, que lhe proporcionarão um lugar no espaço chamado "mercado". Como também estará a frente aquela instituição que obtiver um bom relacionamento com seus fornecedores e concorrentes, que hoje são considerados parceiros devido a ampla concorrência.

O objetivo da qualidade no setor de compras indica o que pretendemos atingir, enquanto a meta nos informa o quanto e quando pretendemos atingir esse objetivo.

Seguindo a ISO 9000, os objetivos da qualidade precisam ser consistentes com a política de gestão integrada e com o comprometimento para a melhoria contínua, e seus resultados devem ser mensuráveis.

A realização dos objetivos da qualidade tem impacto positivo na qualidade dos produto ou do serviço, na eficácia operacional e no desempenho financeiro, conduzindo assim à satisfação e à confiança das partes interessadas.


QUALIDADE NO SETOR DE COMPRAS

1. A Função Compras

Qualquer atividade industrial requer materiais e suprimentos com os quais possa trabalhar. Antes que uma simples engrenagem possa começar a girar, no processo da manufatura, os materiais devem estar disponíveis e deve haver a certeza de que o suprimento será contínuo, para satisfazer as necessidades e os programas de produção. A qualidade dos materiais deve ser adequada ao propósito a que se destinam e apropriada ao processo e equipamento que está empregando. A deficiência em qualquer um dos pontos poderá provocar demoras onerosas (com o custo frequentemente excedendo, por larga margem, o valor dos próprios materiais), produção ineficiente, produtos inferiores, o não-cumprimento de promessas de entregas e clientes insatisfeitos.

Para que se mantenha uma posição competitiva de vendas favorável e para que se obtenham lucros satisfatórios, os materiais devem ser adquiridos ao mais baixo custo, desde que satisfaçam as exigências de qualidade e de processamento. O custo das aquisições e o custo da manutenção de estoques de material devem, também, ser mantidos em um nível econômico.

Essas considerações elementares são a base de toda a função e ciência das compras industriais.

2. Atividades de Compras

As três maiores responsabilidades comuns de qualquer empresa são geralmente: a área financeira, de produção e de vendas. Independentemente do porte da empresa os princípios básicos de atividades constituem-se de normas fundamentais como mostrado a seguir:

  • autoridade para compra;
  • registro de compras;
  • registro de preços;
  • registro de estoques e consumo;
  • registro de fornecedores;
  • arquivo e especificações;
  • arquivo de catálogos.

Outras responsabilidades podem ser divididas com outros setores como:

  • determinação do que fabricar ou comprar;
  • padronização e simplificação;
  • especificação e substituições de materiais;
  • testes comparativos;
  • controle de estoques;
  • seleção de equipamentos de produção;
  • programas de produção dependentes da disponibilidade de materiais.

É bom lembrar que estes tópicos citados acima podem variar de empresa para empresa.

A função principal da pesquisa de compras é suprir com informações e orientação analítica os departamentos interessados. O campo da pesquisa de compras pode ser dividido em áreas distintas, onde se aplicam essas atividades.

3. Estratégia de Compras

A visão de concentrar as Compras em poucos fornecedores, buscando sua otimização em termos de preço e serviço, deve ser expandida para a concepção de efetiva estratégia de suprimentos como importante alavanca para a competitividade da empresa. Fornecedor e Cliente devem buscar mais do que somente boas negociações econômicas para ambos. Os fornecedores podem trazer para seu cliente reais vantagens e diferenciação, como:

  • A flexibilização da produção
  • Entregas "just-in-time"
  • Oportunidades de controle e gestão de estoques
  • Modalidade de fornecimento por consignação dos insumos
  • A redução do tempo de desenvolvimento de produtos
  • A exclusividade no fornecimento de certos produtos

A direção de Compras deve ter um ponto de vista realista em relação às possibilidades de se obter uma ou...

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