Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Administração

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber

Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber, aplicadas na Empresa Bradesco S/A. São Paulo 2009 Sumário 1Introdução 2Frederick Winslow Taylor4 2.1Princípios de Taylor 3Henry Ford 4Jules Henri Fayol 4.1Princípios Básicos 4.2Funções Administrativas 5Maximillian Carl Emil Weber 5.1Analise da Obra 5.2Princípios…


Publicidade

Qualidade na Prestação de Serviço

Trabalho enviado por: Filipe Henrique

Data: 13/11/2006

Qualidade na Prestação de Serviço - Fundação Pampulha

Belo Horizonte

2006


INTRODUÇÃO

Na busca do aperfeiçoamento, diversas empresas estão mudando, para tornar o seu mercado mais produtivo e competitivo. Essa mudança de comportamento se verifica principalmente quando falamos de qualidade. A percepção do comportamento e da evolução de cada segmento de mercado constitui há muito tempo uma imposição a ser observada por qualquer empresa, até mesmo como norma de sobrevivência.

As relações com o público, com as concorrências, aliadas á observação das tendências de aspirações das sociedades constituem o fator principal de ajustes de cada empresa no seu segmento de mercado.

Devido a esta concorrência, os programas de qualidade têm sido muito solicitados em diversas organizações. É como se fosse um pré-requisito. Um diferencial para com as outras organizações.

Definir processos e padronizar procedimentos para introduzir sistemas de garantia da qualidade são atividades fundamentais para a obtenção de um alto nível de aceitação dos produtos e serviços, além de proporcionar um importante crescimento na produtividade e maior facilidade de gerenciamento de rotinas.

O objetivo deste trabalho é mostrar a importância da qualidade total para a empresa, para o consumidor e até os funcionários.


1. GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL

1.1 DEFINIÇÃO DE TQM

Antes de definir TQM é necessário entendermos o conceito de qualidade, que surge através da interação entre produto, cliente e uso. Assim, para associar qualidade ao Gerenciamento da Qualidade Total deve-se ver a empresa como uma coleção de processos. Existem diversas definições sobre este tema e todas elas têm um ponto em comum, onde o TQM é um sistema voltado à satisfação do cliente através da melhoria contínua. Com freqüência surgem nos meios acadêmicos e empresariais novas expressões, interpretadas como descobertas ou inovadoras, mas que na realidade não passam de reformulações dos antigos conceitos, apresentados em expressões inglesas ou até mesmo traduções desse idioma para o nosso.

Conceito de qualidade está associado primeiramente à definição de conformidade às especificações. Posteriormente, este conceito evolui para uma visão de satisfação do cliente, não resumindo apenas nisto, mas abrangendo fatores como a pontualidade e o prazo de entrega, as condições de pagamento, atendimento pós e pré-venda, entre outros. Estes conceitos evoluem constantemente, mas sem perder seu foco voltado a satisfação dos clientes com produtos e serviços de qualidade.(OAKLAND 1994 p.65)

Paralelamente a esta evolução, surgiu a visão de que a qualidade era de suma importância no posicionamento estratégico da empresa perante o Mercado. Adiante se percebeu que o planejamento estratégico da empresa enfatizando a qualidade não era suficiente para que a mesma pudesse atingir o sucesso, alongando-se o conceito de satisfação do cliente a outras entidades envolvidas com as atividades da empresa.

Para Okland, o tema que mais tem seduzido estudiosos é exatamente o da chamada "Qualidade Total" (QT), também traduzido em expressões inglesas para Total Quality Management (TQM), traduzido para o português como Gestão da Qualidade Total, objetivando ao melhoramento da qualidade dos produtos de uma certa empresa, beneficiando seus clientes, satisfazendo-os.

O real significado da "QT" seria a "melhor qualidade possível", a "perfeição sempre desejada", mesmo que nunca atingida, pela própria impossibilidade de ser medida. Seria a sublimação resultante de um esforço para produzir algo, seja um produto material ou trabalho físico por um esforço que se considere bem-sucedido. Atingir essa sublimação seria alcançar a "QT".

A Gestão da Qualidade Total deve acontecer uma interação entre todas as pessoas que trabalham na organização, juntamente com as organizações que com ela mantém relações profissionais diretas e a esta interação, ou melhor, a esta cooperação, está relacionada ao fornecimento de produtos e serviços que vão e deverão ir ao encontro das necessidades e expectativas dos clientes.

A Gestão pela Qualidade Total (GQT) significa criar uma cultura organizacional, onde todas as transações possam ser entendidas e realizadas corretamente e os relacionamentos entre os funcionários, clientes e fornecedores possam ser bem sucedidos. Esta gestão abrange todas as áreas da organização, trabalhando basicamente o gerenciamento da rotina e da melhoria.

Sob um ponto de vista mais amplo, a GQT não é apenas uma coleção de atividades, procedimentos e eventos. É baseada em uma política que requer o cumprimento de acordos com requisitos claros para as transações, educação e treinamentos contínuos, atenção aos relacionamentos e envolvimento da gerência nas operações.

Embora a qualidade sempre tenha sido adotada por uma questão de sobrevivência, seus princípios e técnicas promovem melhorias tais que, atualmente, as empresas de maior sucesso, são aquelas que adotam as ferramentas de gestão da qualidade.

A busca pela qualidade deve ser primordial, tanto que a empresa que por motivo qualquer se descuida em estar fornecendo produtos ou serviços de boa qualidade a seus clientes, estará fora do mercado. Se uma organização quer se manter no mercado, cabe a ela submeter-se as regras e ir em busca do seu diferencial, principalmente a um mercado que a cada dia se torna mais exigente e mais competitivo.

Atualmente, o TQM está passando por dificuldades advindas de resultados não satisfatórios. Uma das possíveis...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town