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Título: Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber

Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber, aplicadas na Empresa Bradesco S/A. São Paulo 2009 Sumário 1Introdução 2Frederick Winslow Taylor4 2.1Princípios de Taylor 3Henry Ford 4Jules Henri Fayol 4.1Princípios Básicos 4.2Funções Administrativas 5Maximillian Carl Emil Weber 5.1Analise da Obra 5.2Princípios…


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Planejamento Organização Direção Controle

Trabalho enviado por: Gabriela Ilha Machado

Data: 22/04/2003

Planejamento, Organização, Direção e Controle.


INTRODUÇÃO

A administração, em essência, é o processo, mediante o qual os recursos desorganizados e dissociados se integram em um sistema para o alcance de um objetivo. Vale dizer que tudo gira ao redor do sistema e de seu objetivo e cada função se cumpre somente como um serviço auxiliar para o melhor cumprimento daquele objetivo. Este trabalho abordará as principais funções da Administração que são: Planejamento, Organização, Direção e Controle.

1. PLANEJAMENTO

É prever o que, quando, quanto, como, quem, onde e por que se deve fazer.

Os planos determinam a escolha dos objetivos da empresa, de metas departamentais e especificam a maneira de alcançar-los.

É fato que não se pode prever o futuro exato, uma vez que muitos fatores nos levam à imprecisão, fatores que fogem ao controle, entretanto sem planejamento os acontecimentos ficariam ao acaso e nenhuma empresa pode viver ao acaso.

Considera-se o planejamento é a principal função administrativa, pois é o ponto de partida para tudo o que o administrador deseja na organização. O ponto de partida são as condições atuais, analisadas para o estabelecimento de pontos futuros.

O planejamento envolve decisão. É a primeira decisão. Decidir onde se quer chegar.

1.1 Vantagens do planejamento

a) Diminuir a incerteza: As incertezas sobre o amanhã da organização tornam necessária uma linha de conduta a seguir. È evidente que esta linha deve ser continuamente verificada para se constatar se continua válido segui-la ou se deve relaciona-la em função dos fatores que influenciam e determinam uma modificação.

b) Não perder de vista o objetivo: Os objetivos da organização são o ponto mais importante e devem ser continuamente relembrados.

c) Economia de planejamento: É importante minimizar os custos. Com base na melhor alternativa, a decisão deve levar em consideração o custo, pois o planejamento pode certamente escolher custos razoáveis para boas alternativas.

d) Não improvisar: As decisões devem ser liberadas. Improvisar é contrariar o próprio princípio do planejamento

e) Para possibilitar o controle: Um administrador não pode avaliar as realizações se não houver um parâmetro para ser seguido. Sem planejar não se pode controlar.

f) Impedir arbitrariedades: É o mesmo que improvisar decisões. Não implica, naturalmente, em imobilidade, mas sim no equilíbrio e na racionalidade das decisões.

1.2 Limitações do Planejamento

Insegurança das Previsões: Previsões não são certezas. Não há um exercício de futurologia, portanto podem ser inseguras, principalmente as que envolvem fatores exógenos. Entretanto, sem elas é valorizar o acaso.

Inflexibilidade: O desejo de seguir o que foi planejado pode ocasionar um perigo de inflexibilidade. È necessário que o plano seja flexível, na medida em que são necessárias correções e alterações para redirecionar o rumo dos objetivos.

Despesas com o Planejamento: Cuidar que o custo dos planejamentos não altere substancialmente a relação custo-benefício.

Inibição à Criatividade: A tendência de seguir estritamente o que foi planejado pode inibir a inovação e a criatividade, pois o rumo está traçado e não há nada a inovar.

1.3 Etapas do Planejamento

1ª Etapa - Estabelecer Objetivos: A empresa deve definir os objetivos globais, estratégicos, indicando o que deve ser realizado. É necessário obter muitas informações, externas e internas, para que isto possa acontecer.

2ª Etapa – Estabelecer Premissas: É o ambiente futuro em que o planejamento vai acontecer.

Dividem-se em internas e externas, tangíveis e intangíveis:

Internas: Previsão de vendas.

O planejamento de produtos

Externas: O ambiente social de negócios

O mercado para o produto

Tangíveis: podem ser quantificados

Ex.: homem/ hora

Unidade de produção

Unidade de...

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