Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Administração

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber

Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber, aplicadas na Empresa Bradesco S/A. São Paulo 2009 Sumário 1Introdução 2Frederick Winslow Taylor4 2.1Princípios de Taylor 3Henry Ford 4Jules Henri Fayol 4.1Princípios Básicos 4.2Funções Administrativas 5Maximillian Carl Emil Weber 5.1Analise da Obra 5.2Princípios…


Publicidade



Publicidade

Níveis Administrativos

Trabalho enviado por: Marcos Roberto Perino

Data: 06/04/2006

NÍVEIS ADMINISTRATIVOS

São Caetano do Sul

2005


1. LIMITES E IMPLICAÇÕES

Todo processo organizacional, quando no intuito de departamentalizar uma empresa, esbarra sempre no problema da divisão de trabalho, onde fica difícil fixar os diversos níveis hierárquicos, em relação à responsabilidade e autoridade. Só para se ter uma idéia, organizações de grande porte podem ter mais de 10 escalões entre o nível de execução e direção. Mas, todas as categorias podem ser reunidas em apenas quatro níveis, chamados de níveis administrativos, onde tanto nos níveis mais baixos quanto nos níveis superiores podem existir comportamentos que não ajudam a organização a alcançar suas metas (neutro) e comportamentos que vão contra o alcance dos objetivos da mesma (negativo), tais como: apatia, não – envolvimento e esquiva de deveres (níveis mais baixos) e conformismo, desconfiança e tomadas de decisões ineficazes (níveis superiores).

Comportamento neutro e negativo são necessários, visualizando a função do incorreto planejamento da organização.

A organização precisa ter a sensibilidade para minimizar as situações indesejáveis, senão terá que concentrar esforços em sua manutenção e não apresentação à alta administração.


2. ORGANOGRAMA

Figura 1 - Modelo Teórico. Níveis administrativos: da administração estratégica.

Figura 2 - Modelo Teórico - Níveis administrativos: da administração de cúpula às bases de supervisão.

Para que cada indivíduo possa compreender as suas atribuições e responsabilidades administrativas dentro da organização de uma forma clara, basta olhar para o organograma onde podemos analisar a estrutura de uma organização.

As organizações possuem sete tipos de hierarquias diferentes que podem ser divididas em quatro níveis administrativos que possuem características típicas em função de suas atribuições e responsabilidades próprias de seu nível.

A colocação das figuras deve ser proporcional a sua importância hierárquica e no mesmo nível quando a sua importância for igual.

A parte superior da organização pode ser constituída de um ou dois órgãos:

  • Encarregado das decisões políticas
  • Implementação das decisões

O órgão de staff não obedece a principio escalar, nem possui autoridade de...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town