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Liderança e Motivação

Trabalho enviado por: Patricia Oliveira Deleira Sales

Data: 25/09/2004

Liderança e Motivação


Introdução

"Liderança é a habilidade de levar pessoas a fazer o que não gostam, gostando de fazê-lo". (Harry Truman)

O mundo está em constante mudança e para que as empresas não parem no tempo, elas estão em busca de um novo estilo de liderança. Estão buscando líderes mais qualificados e que esteja em busca constante de aperfeiçoamento, dentro e fora da empresa.

Para se obter uma liderança eficaz, o líder deve possuir consciência, energia, inteligência, domínio, autoconfiança, ser aberto para experiências, possuir estabilidade emocional e conhecimento de tarefas relevantes, possuir um conhecimento do ambiente sócio-econômico e político internacional, para com isso, estar pronto para reconhecer os problemas e dar as possíveis soluções deve que possuir sensibilidade para os relacionamentos interpessoais e transculturais, certa tolerância com a ambigüidade, tem que entender que não existe uma única maneira de fazer as coisas.

As organizações para enfrentarem os desafios no novo milênio terão que pensar mais nas pessoas; não adianta obter lucro e produtividade se a organização não desenvolver políticas e práticas que privilegiam o ser humano e principalmente deverão se preocupar mais em criar estímulos que os motivem para alcançarem tantos os objetivos da empresa quanto os objetivos pessoais de cada pessoa.

Estaremos apresentando nas páginas a seguir etilos de líderes já existentes e como deverão ser os novos líderes, como devem fazer para que sua equipe, seja uma equipe de vitoriosos e acima de tudo de pessoas motivadas.


Liderança

Para que haja uma liderança eficaz é necessário que a liderança, a equipe e a motivação estejam em constante equilíbrio.

Uma equipe competente, alinhada e motivada leva seu tempo para ser formada. As empresas que sabem lidar bem com pessoas e equipes conseguem atingir excelentes resultados de negócio, integrados com um clima interno onde as pessoas gostem de trabalhar, onde a motivação, o trabalho em equipe, a flexibilidade, a inovação e a criatividade estão sempre presentes.

Quando falta uma visão mais convergente nas diversas áreas da empresa, quando falta a conexão da minha identidade coletiva da empresa, ocorrem as dificuldades de trabalhar em equipe.

A experiência mostra que melhorar a liderança, a equipe e os estímulos de motivação é o caminho mais curto para o desenvolvimento da empresa e das pessoas que partilham o mesmo caminho.

Liderança: uma questão de caráter

Hoje em dia os gerentes que ainda adotam uma posição do tipo "os líderes nascem prontos, não são desenvolvidos", "o tempo dirá qual o melhor remédio", e outros chavões tão comuns serão desmontados diante da velocidade e complexidade das situações profissionais, e até mesmo existenciais, que enfrentamos hoje. Nestes tempos bicudos, as organizações precisam mais do que bons líderes, elas precisam de líderes comprometidos com a missão, seus valores e visão.

Sabe-se que, neste fim de século as organizações estão numa busca frenética de mudanças, capazes de lhes assegurar competitividade. Muitos estudos no assunto apontam que a única forma de liderança exigida para consolidar a manutenção da organização é através da criação de uma cultura de confiança, construída através de indivíduos confiáveis. Segundo John Hawkins, consultor norte-americano, a liderança necessária para se construir confiança é marcada por influência impulsionada pela vida, surgindo não de cargo o de coação e sim de caráter, competência e compromisso.

Portanto, esta é a grande chance, é o presente do momento para as pessoas que assumem funções de liderança nas organizações. E qual é esta dádiva e, ao mesmo tempo, este desafio? É ter oportunidade de ser um líder, isto é, vivenciar plenamente pela capacidade, habilidades de liderança. Como diz Judith M. Bardwick, "gerência em tempos de paz e liderança em tempos de guerra".

Esse é o momento para aquelas pessoas que nunca tiveram chance de aplicar seu talento ou que nunca foram encorajados a utilizar todas as suas capacidades no trabalho, de acordo com o professor de administração Warrn Bennis, da universidade da Califórnia.

A liderança como dissemos, não se adquire meramente pela posição humana hierárquica assumida na organização, ou seja, não basta ser gerente para ser líder. É fundamentalmente, como confirma o professor Warren Bennis, uma questão de caráter, de brilho interior. Liderança eficaz calcada na ética é o resultado do alto nível de refinamento de personalidade, da qualidade dos pensamentos e sentimentos de uma pessoa, enfim, da qualidade com que ela gerencia sua própria vida. Se assim não for, como esta pessoa pode se tornar o exemplo para ter seguidores que possam construir um ideal comum? Uma vasta quantidade de livros e consultores de Administração são que os lideres não nascem prontos eles são autodesenvolvidos.

O líder deve criar condições para que a organização ajude as pessoas a conquistar as quatro competências básicas a liderança, tendo como foco os seguintes aspectos:

  • Manter a aprendizagem relevante ao trabalho...

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