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Título: Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber

Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber, aplicadas na Empresa Bradesco S/A. São Paulo 2009 Sumário 1Introdução 2Frederick Winslow Taylor4 2.1Princípios de Taylor 3Henry Ford 4Jules Henri Fayol 4.1Princípios Básicos 4.2Funções Administrativas 5Maximillian Carl Emil Weber 5.1Analise da Obra 5.2Princípios…


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Fundamentação Teórica de Estágio Supervisionado

Trabalho enviado por: Reinaldo Withoft Junior

Data: 22/04/2003

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO


1.0 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1 Administração

Para contar a historia da administração primeiro devemos saber o que é administração:

A palavra administração tem sua origem no latim 9ad, direção para tendência; minister, comparativo de inferioridade; e sufixo ter, que serve como termo de comparação, significando subordinação ou obediência, isto é, aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, aquele que presta um serviço a outro) e seu significado original implica subordinação e serviço. (DRUCKER, p51).

  • Significado prático - consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-las em ação organizacional através do planejamento, organização, direção, controle e coordenação.
  • Filósofos que influenciaram na Administração: Francis Bacon (preocupa-se com a prática separando o que é essencial do que é acidental), René Descartes (criador das coordenadas cartesianas).
  • Princípios: dúvida sistemática ou evidência, análise ou decomposição, síntese ou composição, enumeração ou verificação.
  • Thomas Hobbes - teoria da origem contratualista do estado homem primitivo.
  • Adam Smith - especialização profissional, divisão do trabalho.

Verificando isso vamos visualizar que em sua origem a palavra administração se refere à função que se desenvolve sob o comando de outro, de um serviço que se presta a outro.

Daí recai sobre a historia, ou seja, o desenvolvimento da administração pelas eras da historia. Poderíamos ir a eras distantes, mas nos ateremos a falar de civilizações mais conhecidas e que demonstraram um grande aperfeiçoamento em seus métodos administrativos pelas eras.

Daí verifica que na construção das pirâmides os egípcios praticaram e planejaram as atividades arquitetônicas. Iniciando por desenvolver princípios de organização por grupos de trabalho, de chefia e técnicas de descrição detalhada das tarefas de cada um no grupo. Chegando a comandar 10.000 (deis mil) homens em projetos que chegaram a durar duas décadas. Sendo sempre eficientes de forma a sempre atingir seus objetivos finais, mas os mesmos ignoravam o tempo, dinheiro e a satisfação do trabalhador.

Na Babilônia aproximadamente 2.000 a.C. o código de hamurabi (governador Babilônico), consisti num texto de leis que orientou o povo no princípio do trabalho. E desta forma pode ser considerado o primeiro escrito de administração no mundo. Demonstrando assim a capacidade crescente dos povos quanto a sua administração.

Os Hebreus no êxodo demonstrou uma operação gerencial por parte de Moises ao guiar o povo. E por findo na apresentação dos deis mandamentos uma forma de coerção, pois formou uma solidariedade entre o grupo.
Sócrates em sua discussão com Nicomaquides expõe o seu ponto de vista sobre a administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência:

Sobre qualquer coisa que um homem possa presidir, ele será, se souber do que precisa e se for capaz de provê-lo, um bom presidente, quer tenha a direção de um coro, uma família, uma cidade ou um exército. Não é também uma tarefa punir os maus e honrar os bons? Portanto, Nicomaquides, não desprezeis homens hábeis em administrar seus haveres; pois os afazeres privados diferem dos públicos somente em magnitude; em outros aspectos são similares; mas o que mais se deve observar é que nenhum deles podem ser geridos sem homens, nem os afazeres privados são geridos por uma espécie de homem e os públicos por outra: pois aqueles que conduzem os negócios públicos não utilizam homens de natureza diferente daqueles empregados pelos que geram negócios privados; e os que sabem empregá-los, conduzem tanto os negócios públicos, quanto privados, judiciosamente, enquanto que aqueles que não sabem, errarão na administração de ambos. (Platão, cap. 4).

Aristóteles filosofo grego, discípulo de Platão, do qual bastante divergiu, abrindo as perspectivas do conhecimento humano na sua época. Foi o criador da lógica e em sua obra metafísica, desenvolveu a tese de que a realidade é aprendida através da percepção e da razão.

Os romanos mais tarde desenvolveram um sistema semi-industrial para fabricação de suas armas, cerâmicas e têxteis onde acabaram comercializando e exportando. A china na dinastia Chom inicia a primeiro setor de pessoal com grau de escalão, função e descrição de tarefas.

As organizações militares e a igreja católica implantaram a hierarquia com grau de autoridade e responsabilidade que deve ser exercida.

A partir daqui os efeitos da historia são mais marcantes a administração por isso tem que ser citados com maior ênfase.

1.1.1 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

  • Com o invento da máquina a vapor por James Watt em 1776 e sua aplicação à produção, uma nova concepção de trabalho modifica a estrutura social e comercial da época, promovendo mudanças profundas na ordem econômica, política e social.
  • Tem início na Inglaterra...

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