Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Administração

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber

Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber, aplicadas na Empresa Bradesco S/A. São Paulo 2009 Sumário 1Introdução 2Frederick Winslow Taylor4 2.1Princípios de Taylor 3Henry Ford 4Jules Henri Fayol 4.1Princípios Básicos 4.2Funções Administrativas 5Maximillian Carl Emil Weber 5.1Analise da Obra 5.2Princípios…


Publicidade



Publicidade

Distribuição Atacadista

Trabalho enviado por: Ana Paula Trindade Reis

Data: 21/05/2005

DISTRIBUIÇÃO ATACADISTA


Por definição, Atacadista é o intermediário comerciante que vende a varejistas, a outros comerciantes e/ou utilizadores industriais, institucionais e comerciais, mas que não vende em quantidade substanciais a consumidores finais. O produtor que vende diretamente a intermediários é, tecnicamente, um atacadista.

Tipos de Organizações Atacadistas

Existem dois tipos básicos de atacado: pelo intermediário comerciante, o que assume a propriedade das mercadorias; e pelo intermediário agente, o que não assume a propriedade.

Estes tipos básicos podem ser subdivididos de muitas formas, onde nenhuma delas exclui necessariamete as demais: 1) pelas regiões a que servem, 2) pela natureza e variedade da mercadoria que manipulam, 3) pela espécie de serviço que oferecem, e 4) pelos tipos de consumidores a que servem.

Atacadistas Comerciantes de Bens de Consumo

Funções – Tanto em relação ao produto quanto ao varejista, o atacado de bens de consumo desempenha tipicamente funções de troca, funções de suprimento físico e funções facilitadoras.

  • Serviços ao produtor (fabricante) - O produtor, típico em nossa economia, opera em pequena escala e necessita de vários serviços. O atacadista tem condições de oferecer-lhe os seguintes serviços:
  • Distribuição – Uma vez que o atacadista se especialize em distribuição, pode aliviar o produtor de grande parte da responsabilidade e das despesas de venda.
  • Avaliação das tendências de Mercado – Como êxito da função atacadista depende, até certo ponto, da capacidade do atacadista de saber quais são as mercadorias que os varejistas e consumidores vão comprar, ele desenvolve grande sensibilidade para as condições de mercado. É capaz de sugerir novos produtos que o fabricante poderá lançar com sucesso, como pode aconselhar sobre embalagens, dimensão e formato das unidades, ou quantidade de mercadorias.
  • Transporte – Por meio de compras volumosas, o atacadista pode obter fretes mais baratos do que o produtor obtém quando faz pequenas remessas diretamente a clientes varejistas. Economia em embalagens, faturamento e contabilização resultam também destas remessas maiores.
  • Estacagem – O atacadista tem meios de estocar mercadorias na época de produção máxima ficando assim um suprimento reserva no qual pode atender a encomendas nas épocas de produção reduzida.
  • Ajuda Financeira – O apoio financeiro é proporcionado pelo atacadista sob muitas formas indiretas. Por meio de compras em grandes quantidade, podendo assim obter receita imediata. As despesas de venda, o produtor são menores do que seriam sem a ajuda do atacadista; assim, seus encargos financeiros são proporcionalmente aliviados O produtor poupa o custo de conceder a muitos varejistas e, em certos casos, chega até a financiar o produtor por meio de empréstimo.
  • Redução do Risco – A compra e a venda por atacado reduzem o risco do produtor. Por exemplo, o atacadista pode comprar mercadorias diretamente e assim reduzir o risco financeiro do produtor, assumindo a responsabilidade pelos prejuízos decorrentes de destruição, deterioração, mudanças de moda, furto, incêndio, oscilações de preços e inadinplência.
  • Serviços ao varejista – O atacadista pode oferecer ao varejista os seguintes serviços.
  • Compra – É o principal serviço do atacadista, que atua como agente comprador para os varejistas porque conhece intimamente as suas necessidades. Ele dispõe de um quadro de compradores...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town