Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Administração

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Tubos e conexões

Tubos e conexões Unoesc 2009 Sumário Introdução 1 Tubulações 2.1 Tubos de PVC 2.2 Tubos de Aço Carbono 2.4 Tubos de Cobre 2.5 Tudo de Polietileno (PE) 2.6 Tubos e Conexões de Ferro Fundido 2.7 Tubos de Concreto. 2.8 Tubos…


Publicidade



Publicidade

A Importância da Organização nas Empresas

Trabalho enviado por: Marli Santana Oliveira

Data: 29/10/2006


INTRODUÇÃO

Desde o século XX os princípios da administração foram enfocados em objetivos sociais, deixando de lado a engenharia ou lucro para se trabalhar mais com a necessidade do homem, seu espaço, seu emocional e sua satisfação pessoal ligada a profissional. Podemos ver a teoria administrativa em dois momentos: A administração neoclássica e a contemporânea.

A administração neoclássica e cientifica, surgida no século XX, tendo Hanri Fayol (1841-1925) como fundador da Teoria Clássica e Frederick Winslow Taylor (1856-1915) como fundador da administração, tinha como base das suas pesquisas os operários, usando a racionalização do trabalho como ponto de partida dando ênfase ao bem estar dos mesmos. Nos semestres a seguir veremos mais a fundo como Taylor e Fayol realizavam suas pesquisas.

A administração contemponea baseia-se nos princípios da clássica, seja como ponto de partida ou como critica para tentar uma posição diferente, temos como exemplo os princípios: Prever, organizar, comandar, coordenar e controlar que Fayol baseava-se e que hoje são os elementos da administração que constitui o chamado processo administrativo.

Atualmente as funções universais da administração são:

Previsão – Envolve a avaliação do futuro e o aprovisionamento em função dele.

Organização – Proporciona todas as coisas úteis ao funcionamento da empresa e pode ser dividida em organização material e organização social.

Comando - Leva a organização a funcionar. Seu objetivo é alcançar o Maximo retorno de todos os empregados no interesse dos aspectos globais.

Coordenação - Harmoniza todas as atividades do negocio, facilitando seu trabalho e sucesso. Ela sincroniza coisas e ações em suas proporção certas e adapta os meios aos fins.

Controle - Consiste na verificação para certificar se todas as coisas ocorrem em conformidade com o plano adotado, as instruções transmitidas e os princípios estabelecidos. O objetivo é localizar as franquezas e os erros no sentido de retificá-los e prevenir a recorrência.


1. A NECESSIDADE DA ORGANIZAÇÃO NAS EMPRESAS

Observando esses dados podemos dizer que o mundo atual é formado de organizações. Todas as atividades voltadas para a produção ou para a prestação de serviço são planejadas, coordenadas, dirigidas e controladas dentro de organizações. Todas as organizações são constituídas de pessoas e de recursos não-humanos (recursos físicos e materiais, financeiros, tecnológicos, mercadológicos etc). A vida das pessoas depende das organizações e vice-versa. As organizações são extremamente heterogenias e diversificadas, de tamanhos diferentes, de características e estruturas diferentes. À medida que uma organização cresce, ela tende a se diferenciar e a especializar cada vez mais as unidades que compõe a sua estrutura organizacional, realizando assim um tipo de divisão que podemos chamar de estrutura organizacional ou departamentalização. È um termo antigo, porém vem se especializando a cada dia com novas abordagens sobre como dividir e organizar as empresas.

Alguns tipos de departamentalização são deixados para trás por causa das novas exigências de organização das empresas, hora em setores ora em distribuições funcionais, métodos de atendimento a clientes, etc. E outros são incorporados para realizarem o trabalho com eficiência e eficácia. No nosso Seminário focalizaremos o uso da departamentalização, mostrando como esse método de organização evoluiu e quais suas etapas que foram deixadas para trás e as que atualmente são utilizadas nas médias e grandes corporações.


2. A DEPARTAMENTALIZAÇÃO

Departamentalização é o agrupamento, em departamentos, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondente recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais.

Existem diversas maneiras básicas pelas quais as organizações decidem sobre a configuração organizacional que será usada para agrupar as várias atividades. O processo organizacional de determinar como as atividades devem ser agrupadas chama-se Departamentalização.

Numa primeira fase é efetuada a divisão do trabalho em tarefas de forma a conseguir ganhos de produtividade proporcionados pela especialização. Segue-se a departamentalização com o objetivo de permitir uma gestão eficiente. O produto final da departamentalização é denominado de organograma.

A divisão do trabalho e posterior reagrupamento pode ser efetuada observando critérios de três formas diferentes, dando origem a diferentes tipos de estruturas organizacionais:

- Divisão por função.

- Divisão por produtividade.

- Divisão por divisão (unidade/delegação, grupo de clientes, produto ou projeto).

A escolha de qual o critério a utilizar para efetuar a divisão do...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town