Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Administração

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: Tubos e conexões

Tubos e conexões Unoesc 2009 Sumário Introdução 1 Tubulações 2.1 Tubos de PVC 2.2 Tubos de Aço Carbono 2.4 Tubos de Cobre 2.5 Tudo de Polietileno (PE) 2.6 Tubos e Conexões de Ferro Fundido 2.7 Tubos de Concreto. 2.8 Tubos…

A Importância da Administração nas Organizações

Trabalho enviado por: Vivian Cristina Klein dos Santos

Data: 22/04/2003

A importância da Administração nas Organizações


Introdução

Em todas as organizações, de uma forma ou de outra, a administração se faz presente, em algumas o sucesso prevalece, porém em outras nem sempre.

É a partir deste pressuposto que desenvolve-se este trabalho, baseando-se estritamente na importância da administração nas organizações.

Primeiramente expõem-se conceitos de administração e organização e no decorrer do mesmo, demonstrará-se as habilidades, as tarefas e as técnicas necessárias, para se administrar uma organização. Também se apresentará as características que os administradores precisam ter, para ele e a organização obterem maior sucesso e os tipos de organizações existentes e quais suas finalidades.

Um breve relato sobre a história da administração e da organização também são itens que destacam-se neste trabalho.

Para uma melhor análise da importância da administração nas organizações, a pesquisa apoiou-se em livros de administração, revistas, artigos e sites na Internet.

"Não existe homem sem ideal,

Não existe presente sem trabalho,

Não existe futuro sem planejamento

não existe organização sem Administração."

 

1. Conceitos

1.1.Organização

Organização é a combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Além das pessoas, as organizações outros recursos, como máquinas, equipamentos, dinheiro, tempo espaço e conhecimento.

Por meio de uma organização, é possível perseguir e alcançar objetivos que seriam talvez um pouco mais difícil de atingir se a pessoa estivesse sozinha.

Organizações são unidades sociais (ou agrupamentos humanos), intencionalmente construídos e reconstruídos a fim de atingir objetivos específicos.

É necessário analisar também o termo Organização como função administrativa. Onde se pode conceituá-lo como o ato organizar, estruturar e integrar os recursos e órgãos incumbidos de sua administração, estabelecendo relações entre eles e as atribuições necessárias de cada um deles.


1.2. Administração

A palavra Administração,vem do latim, onde:

Ad = direção para, tendência para

Mister = subordinação, obediência, e significa: aquele que realiza uma função abaixo do comandante de outrem.

No entanto, a palavra sofre uma radical transformação no seu significado original. A tarefa da Administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação empresarial através de planejamento, organização, direção, controle de todos os níveis da empresa a fim de atingir os objetivos.

Segundo Harold Koontz, "Administração é a arte d realizar coisas com e por meio de pessoas em grupos formalmente organizados". Sendo assim, é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar os objetivos estabelecidos.

É preciso considerar a Administração também como ciência social, onde na sua conceituação ela existe para apoiar, para ajudar e que a sua missão só é válida quando respeita os princípios da ética, moral, sem comprometer o futuro das instituições, da comunidade e da nação, isto é, como atividade que mais colabora com a melhoria da qualidade de vida.

Enfim administrar é o processo de fluir e conduzir o comportamento das pessoas para garantir a sobrevivência, o crescimento e a saúde das organizações.

 

2. Atividades e tarefas da Administração nas Organizações

Administrar é o processo de planejar, organizar, liderar, comandar, coordenar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização, além de outros recursos para alcançar os objetivos da organização.

Assim, independente do tipo de organização o administrador sempre terá que:

Planejar: pensar, decidir, escolher antecipadamente seus objetivos, suas ações, seus atos, baseando-se em algum método, plano ou lógica, analisando a melhor forma ou estratégia para alcançar seus objetivos organizacionais.

Organizar: decidir que recursos e atividades são necessárias para atender os objetivos organizacionais, criando grupos de trabalho, atribuindo autoridade e responsabilidade para sua consecução.

Coordenar: selecionar, treinar, desenvolver e orientar os empregados necessários para serem mais produtivos.

Liderar: dirigir, influenciar, motivar os empregados para realizar as tarefas para consecução das metas, informando-os acerca de suas atribuições de trabalho. O processo de liderar envolve o trabalho com a pessoa, tornando-se mito concreto em relação ao planejar e organizar.

Controlar: Finalmente, o administrador deve certificar-se de que os atos dos membros da organização levam-no de fato em direção aos objetivos estabelecidos. Esta tarefa envolve os seguintes elementos:

  • Estabelecer padrões de desempenho
  • Medir o desempenho Atual
  • Comparar esse desempenho com os padrões estabelecidos.
  • Caso seja detectado desvio, executar ações corretivas.
  • Através da função controlar, o administrador mantém a organização no caminho escolhido e estabelecido.

Na realidade, várias são as combinações dessas atividades, vistas à cima costumam acontecer ao mesmo tempo, por isso o administrador deve adaptar-se e conhecer bem o ambiente no qual a organização atua.

Para bem dirigir seus subordinados o administrador deve motivar, comunicar, coordenar e liderar, pois estes comportamentos são importantes no desempenho do pessoal que está sob suas ordens.

Destacamos a seguir, cinco motivações do trabalho, apontadas numa pesquisa norte-americana.

  • Melhor remuneração
  • Projeção e prestígio social
  • Oportunidade de progredir
  • Trabalho interessante
  • Tratamento humano

Um administrador não pode os ignorar, sob pena de tornar-se um dirigente ineficaz.

Tudo isso é importante para o trabalho e o administrador deve ver estas coisas e procurar, dentro das possibilidades da empresa, proporcionar ao empregado a satisfação de seus desejos e interesses.

Realmente, um administrador deve ser um verdadeiro líder. Ele precisa ser um condutor ou guia de seus subordinados.

Embora o administrador tenha o poder de admitir, promover, demitir e exigir dos funcionários a prestação de serviços (por força de sua autoridade), ele terá sucesso nos resultados de cada um se souber conduzi-los como um líder

A liderança está baseada no prestígio pessoal do administrador e na aceitação pelos dirigidos ou subordinados.

Influem no poder de liderança de um administrador pelo menos três fatores:

  • Posição hierárquica (direito de mandar e de fazer obedecer)
  • Competência (cultura geral e...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




Publicidade