Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Administração

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: História da Fotografia

HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA   Imagem e Cognição Desde os primórdios da humanidade a imagem vem sendo utilizada como meio de expressão da realidade, como temos relatos científicos das pinturas rupestres ainda em tempos pré-históricos. No entanto, sua evolução foi bem…


Publicidade



Publicidade

A Função do Líder Na Empresa

Trabalho enviado por: Nalva Maximiliano Costa Bolzoni

Data: 22/04/2003

Liderança


I – INTRODUÇÃO

Poderíamos afirmar que nossa sociedade se caracteriza por ser uma sociedade de organizações. O homem nasce em uma organização, é educado por organizações, passa grande parte de sua existência trabalhando em organizações, e quando está em momentos de lazer, ele paga, joga, diverte-se, reza e termina por morrer em organizações.

A teoria contemporânea da administração enfatiza a natureza das organizações como sistema, nos quais tudo está interligado (Abordagem Sistêmica). Enfatiza também que a eficácia da pratica gerencial depende das características particulares da situação à qual está sendo aplicada (Abordagem Contingencial).

Até a década de 60 o chefe servia para controlar ou ensinar as tarefas aos funcionários – o bom chefe era aquele que tinha o pessoal na palma da mão – porém as empresas, a partir da década de 70, passaram a necessitar mais da contribuição intelectual de seus funcionários. Principalmente no fim dos anos 80, com a evolução da concorrência criou a necessidade de funcionários mais dedicados – o novo bom chefe, agora chamado de líder, é aquele que consegue estimular os funcionários, "vender" os objetivos à equipe, criar um bom clima.

Portanto, a liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas e em cada um de seus departamentos. Ela é igualmente essencial em todas as demais funções da administração: o administrador precisa conhecer a motivação humana e saber conduzir as pessoas, isto é liderar.

Há extinção entre o conceito de liderança como uma qualidade pessoal (combinação especial de características pessoais que fazem de um individuo um líder) e de liderança como função (decorrente da distribuição da autoridade de tomar decisões dentro de uma empresa). Portanto, o grau que um indivíduo demonstra qualidade de liderança depende não somente de suas próprias características, mas também das características das situações na qual se encontra.

Com a globalização, avanços tecnológicos principalmente na área de comunicação, com as constantes mudanças no mercado e concorrência acirrada das empresas, vemos que a liderança tem seu lugar de importância garantido, pois o comportamento de liderança envolve funções como planejar, dar informações, avaliar, arbitrar, controlar, recompensar, estimular, punir etc. E isso deve ajudar o grupo a atingir os seus objetivos, ou seja, suas necessidades.

 

II – DESENVOLVIMENTO

2.1. TEMA

A FUNÇÃO DO LÍDER NA EMPRESA X

2.2. IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR

NOME :

Nº. MATRÍCULA:

TURMA:

SALA:

2.3. PROBLEMA

2.3.1. SITUAÇÃO PROBLEMA

Com as constantes mudanças no mercado, como maior competitividade e maior exigência de qualidade e bom atendimento por parte dos clientes vê-se a necessidade das empresas melhorarem cada vez mais, tanto no fator tecnologia, como no fator humano. Dessa forma, a liderança, que está ligada a este último fator, se faz necessário no cenário empresarial.

2.3.2. PERGUNTA PROBLEMA

Será que a função do líder pode ser melhorada?

2.3.3. HIPÓTESE

2.3.3.1. H 0

A função do líder pode ser melhorada, desde que o mesmo saiba se adequar à organização e tenha habilidades em liderança e seus conceitos, comunicação e motivação para conduzir a equipe aos objetivos da empresa.

2.3.3.2. H 1

A função do líder já está em um nível de qualidade que corresponde às expectativas da empresa, não precisando ser melhorada.

2.4. justificativa

A utilidade deste trabalho está baseada na importância que este tema tem, tanto para as pessoas que fazem parte do processo produtivo, como para a empresa que cada dia lida mais com um mercado mais exigente e competitivo.

A liderança é um processo contínuo de escolha que permite à empresa caminhar em direção à sua meta, apesar de todas as perturbações internas e externas. A liderança então, passa a ser, uma questão de redução de incerteza do grupo.

Os benefícios, serão o maior entendimento da função do líder e conseqüentemente melhor adequação do estilo de liderança, de acordo com a exigência da situação, utilizando-se da influência interpessoal a fim de introduzir mudanças no comportamento das pessoas, direcionando-as à meta organizacional.

2.5. OBJETIVOS

2.5.1 OBJETIVO GERAL

Avaliar o desempenho atual do líder na organização e determinar possíveis pontos a serem melhorados.

2.5.2. Objetivos específicos

  • Aplicar questionário exploratório
  • Conhecer o desempenho do líder
  • Analisar o grau de importância do líder perante a empresa e subordinados
  • Determinar pontos a serem melhorados na liderança

2.6. REFERENCIAL TEÓRICO

2.6.1. LIDERANÇA E ADMINISTRAÇÃO.

O administrador pode ser: privado ou público, empregado ou autônomo, de média ou de alta gerência, técnico ou executivo e tem o dever, de ordem econômica, de contribuir para o alcance dos fins da organização, para a solução de problemas, para a melhoria do desempenho etc. Sendo esta última o foco de nossa atenção, pois liderança como já foi dito, é relacionamento.

Há mais ou menos cinco atitudes possíveis no relacionamento com superiores ou subordinados: indiferença, submissão, domínio, rivalidade e cooperação. A cooperação é a única atitude positiva e é função do administrador criar esta atitude em qualquer situação que o mesmo se encontre. Porém, isto não é uma tarefa fácil, já que a cooperação não pode ser comprada e sim conquistada. Não existe cooperação que não seja espontânea e não se consegue a cooperação sem ser cooperador.

O Líder/Administrador Administrador/Líder deve ter isso em mente: ser sensível à demanda dos outros e tomar iniciativa de ajuda-los para merecer ajuda e seguir rumo ao seu objetivo.

"O sucesso ou insucesso do Administrador está sempre na dependência dos outros – subordinados, pares e superiores, dentro de um sistema aberto. Não se discute que a competência de um administrador é...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town