Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Biológicas > Odontologia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Tubos e conexões

Tubos e conexões Unoesc 2009 Sumário Introdução 1 Tubulações 2.1 Tubos de PVC 2.2 Tubos de Aço Carbono 2.4 Tubos de Cobre 2.5 Tudo de Polietileno (PE) 2.6 Tubos e Conexões de Ferro Fundido 2.7 Tubos de Concreto. 2.8 Tubos…


Publicidade



Publicidade

Materiais Odontológicos

Trabalho enviado por: Maria Serpa do Carmo

Data: 22/04/2003

As principais propriedades dos materiais odontológicos


Serão relacionadas as propriedades mais importantes dos materiais odontológicos estudados, citando-as e fazendo um breve comentário sobre elas em cada material.

Vernizes: são materiais de proteção do complexo dentino-pulpar. Existem os vernizes cavitários e os vernizes modificados. O primeiro tipo de verniz é também conhecido como de ação mecânica, uma vez que reduz significativamente a microinfiltração, reduz 69% a permeabilidade dentinária e funciona também contra passagem de agentes irritantes. O segundo tipo de verniz é também conhecido como biológico, possui ação terapêutica e mecânica uma vez que possui hidróxido de cálcio em sua composição que tem efeito bactericida.

Vernizes cávitarios:

  • Propriedade física: apresentam baixa condutividade térmica, podendo quando aplicados sob o amálgama, por exemplo, diminuir a possibildade de formação de corrente galvânica. Além disso é eficaz na tendência que tem de minimizar a infiltração marginal em volta da restauração.
  • Propriedade química: funcionam como membramas semi-permeáveis, permitindo que alguns íons penetrem livremente, e impedindo a passagem de outros. Além disso a solubilidade dos vernizes dentários é baixa; são praticamente insolúveis em água destilada. Há duas desvantagens: o verniz inibe a penetração do flúor para dentro do esmalte com cerca de 50% e os vernizes convencionais não devem ser usados sob as restaurações diretas de resinas acrílicas, pois , o solvente do verniz pode reagir ou amolecer a resina.

Vernizes modificados:

  • Propriedade biológica: esses vernizes possuem ação terapêutica, uma vez que possuem Ca(OH)2 em sua composição e este pode neutralizar a acidez dos cimentos dentários.
  • Propriedade física: assim como os cavitários é um fraco isolante térmico.

Materiais à base de Ca(OH)2 : são também materiais de proteção do complexo dentino-pulpar. Podem se apresentar em solução, suspensão, pasta e cimento.

  • Propriedade biológica: a biocompatibilidade é uma de suas principais propriedades uma vez que o Ca(OH)2 tende a acelerar a formação de dentina reparadora em casos de cárie muito profunda, além disso preserva as funções biológicas da polpa anulando a atividade bacteriana local, uma vez que o Ca(OH)2 é bactericida.
  • Propriedade térmica: vai depender da espessura do cimento quando usado como base; logo é evidente que uma camada fina de cimento aplicada ao assoalho da cavidade preparada não confere proteção contra as mudanças térmicas veiculadas por meio da restauração metálica.
  • Resistência: o cimento deve ter resistência suficiente para suportar as forças de condensação, para que a base não se frature durante a introduçào da restauração. A resistência compressiva aos sete minutos é de grande interesse e o de Ca(OH)2 enquadra-se na variação dos outros tipos de cimentos, porém sua resitência compressiva final é pequena.
Cimento de óxido de zinco e eugenol(OZE): são usualmente apresentados na forma de um pó e um líquido, ou na de duas pastas. A espatulação do cimento não é crítica como a de outros. É utilizado em restaurações temporárias e intermediárias, como forrador, como base para isolamento térmico, cimentação temporária e permanente, obturação de canais radiculares e como cimentos periodontais. O pH é de aproximadamente sete, sendo o menos irritante entre todos os materiais dentários.
  • Tempo de presa: -quanto menores as partículas de óxido de zinco, mais rápido será o endurecimento;
  • quanto maior a quantidade de óxido incorporada ao eugenol, mais rápido será o endurecimento;
  • quanto menor a temperatura da placa de vidro utilizada para a mistura, mais longo será o tempo de presa.
  • A quantidade de água no líquido é um problema crítico, pois, quanto mais água, mais rápida a reação de presa.
  • Resistência: a resistência do OZE pode ser afetada por vários fatores; entre eles a relação entre pó e líquido(quanto mais pó, mais resistente a massa) ou a inclusão de alguns aditivos. As partículas de óxido de zinco quando menores aumentam a resistência. Esse cimento não é muito resistente, mas tem resistência satisfatória para que é utilizado.
  • Solubilidade: tem uma relativa solubilidade, pois o...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town