Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Biológicas > Fisioterapia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Expressionismos: Visão da Realidade: O poder expressionista da fotografia estética e em movimento

TIDIR – Expressionismos: Visões da Realidade: O poder expressionista da fotografia estática e em movimento Belo Horizonte 2009 Proposta Partiremos de duas proposições, sendo a primeira a de que, desde o início do cinema, a intensidade de imagens que diferenciam…


Publicidade



Publicidade

Estudo dos Riscos Referemtes ás alterações posturais em trabalhadores de Call Center e Digitadores.

Trabalho enviado por: Vadivino Nunes da silva

Data: 22/06/2009

Este trabalho apresenta as alterações posturais em uma parcela de trabalhadores de Call Center e digitadores no município de Salvador/BA. Para a realização de tal trabalho foram aplicados questionários objetivos e observado as condições de trabalho nas empresas que exercem suas funções, uma amostra de 40 indivíduos que em sua maioria trabalham há mais de 20 anos nessas profissões.  Foram vistos os riscos ergonômicos, assim como a má condição de trabalho. Esses funcionários em sua maioria são homens e a maior reclamação deles são as dores em região de coluna. Muitos trabalham em média oito horas por dia sem ao menos levantar dos seus assentos.

Palavras-chave: Alterações Posturais. Trabalhadores. Salvador. Ergonomia.


Abstract

This work presents the postures alterations in a parcel of workers of Call Center and digitizers in the city of Salvador/BA. For the accomplishment of such work objective questionnaires had been applied and observed the conditions of work in the companies who exert its functions, a sample of 40 individuals that in its majority more than work the 20 years in these professions. It was seen the risks ergonomic, as well as me the work condition. These employees in its majority are men and the biggest claim of them is pains in column region. Many on average work eight hours per day without the least to raise of its seats.

Keywords: Postures alterations. Workers. Salvador. Ergonomics.


Introdução

Ao decorrer da história e da evolução do ser humano, a postura humana sofreu várias modificações. Junto com o advento da industrialização vieram os problemas posturais nos trabalhadores. Portanto, os problemas posturais são frutos de atividades do homem moderno, são consideradas doenças da civilização que estão intimamente ligadas ao trabalho dos indivíduos por incluir movimentos repetitivos, vícios posturais, vida sedentária e entre outros.

Os funcionários de Call Center e os digitadores além de apresentarem alterações posturais, também estão susceptíveis a problemas psicológicos, muitos reclamam de estresse, preocupação, frustração, ansiedade, de más condições de trabalho. Estes fatores psicológicos interferem nas condições físicas dos trabalhadores. A grande maioria sente dores musculares devido à tensão emocional. Os músculos tensionados podem acarretar problemas futuros mais graves como contratura muscular e até mesmo prejudicar a amplitude de movimentos de algumas articulações importantes para a execução do seu trabalho. A coluna vertebral é a parte anatômica do corpo que mais é prejudicada nos trabalhadores de Call Center e digitadores por passarem horas sentados, e esta postura é a que mais causa compressões sobre os discos intervertebrais.

Segundo o Ministério da Saúde (2005), cerca de 80% dos trabalhadores sofrem de alterações posturais ou dores na coluna. Dentre as variadas áreas de trabalhos existentes, os trabalhadores de Call Center e os digitadores apresentam um índice elevado de distúrbios posturais devido às suas condições de trabalho. Estes trabalhadores ficam horas sentados em frente a um computador, fazendo movimentos repetitivos; o âmbito que envolve estes indivíduos é propício para o desencadeamento de alterações posturais. Devido à modernidade e à inclusão digital este índice pode se elevar absurdamente, pois a cada dia vem crescendo o número de pessoas que apresentam alterações posturais.

Os profissionais estudados estão sujeitos a riscos...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town