Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Biológicas > Farmácia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber

Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber, aplicadas na Empresa Bradesco S/A. São Paulo 2009 Sumário 1Introdução 2Frederick Winslow Taylor4 2.1Princípios de Taylor 3Henry Ford 4Jules Henri Fayol 4.1Princípios Básicos 4.2Funções Administrativas 5Maximillian Carl Emil Weber 5.1Analise da Obra 5.2Princípios…


Publicidade



Publicidade

Fatores que Influenciam as Reações Químicas

Trabalho enviado por: Susana Tesser

Data: 26/11/2005

FATORES QUE INFLUÊNCIAM AS REAÇÕES QUÍMICAS


Introdução

A velocidade de uma reação é a variação da concentração dos reagentes pela variação de uma unidade de tempo. As velocidades das reações químicas geralmente são expressas em molaridade por segundo ( M/s ).

A velocidade média de formação de um produto de uma reação é dada por:

Vm = variação da concentração do produto / variação do tempo

A velocidade da reação decresce com o tempo. A velocidade de formação do produto é igual a velocidade de consumo do reagente.:

Velocidade da reação = variação da concentração dos reagentes / variação do tempo

Os principais fatores que influenciam a velocidade das reações químicas são: luz, temperatura, forma de contato, concentração, estado nascente e catalisador.

a) Luz: Algumas reações são favorecidas pela luz. Ex: decomposição da água oxigenada.

b) Temperatura: Quanto maior a temperatura, maior o número de choques efetivos entre as partículas dos reagentes e, portanto, a velocidade da reação será maior.

Uma elevação na temperatura aumenta a velocidade de uma reação porque ocorre um aumento no número de moléculas dos reagentes com energia superior a energia de ativação.

Quanto menor for à energia de ativação de uma reação, maior será sua velocidade.

Para um choque ser efetivo é necessário que haja uma "geometria de colisão" e que as moléculas ao colidirem tenham energia suficiente para formar um complexo ativado.

A regra de Van’t Hoff afirma que a cada aumento de 10ºC na temperatura de uma reação química, a velocidade tende a duplicar.

c) Superfície de contato: Quanto maior a superfície de contato, maior o número de choques efetivos entre as partículas dos reagentes e, portanto, maior será a velocidade da reação.

d) Concentração: O aumento da concentração dos reagentes aumenta a velocidade da reação.

e) Catalisador: É uma substância que aumenta a velocidade de uma reação, permanecendo inalterado qualitativa e quantitativamente no final da reação.

Os catalisadores não alteram a variação de entalpia de uma reação, mas diminuem a energia de ativação dela. O abaixamento da energia de ativação é que determina o aumento da velocidade da reação.

Catálise homogênea: catalisador e reagentes constituem uma só fase (sistema homogêneo).

Catálise heterogênea: catalisador e reagentes constituem duas ou mais fases (sistema polifásico ou mistura heterogênea).

Inibidores: substâncias que tornam a reação mais lenta.

f) Pressão: Quanto maior a pressão num sistema gasoso, menor é o volume ocupado pelos reagentes e maior é a velocidade da reação.

g)...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town