Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Biológicas > Farmácia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Expressionismos: Visão da Realidade: O poder expressionista da fotografia estética e em movimento

TIDIR – Expressionismos: Visões da Realidade: O poder expressionista da fotografia estática e em movimento Belo Horizonte 2009 Proposta Partiremos de duas proposições, sendo a primeira a de que, desde o início do cinema, a intensidade de imagens que diferenciam…


Publicidade



Publicidade

Fatores que Influenciam as Reações Químicas

Trabalho enviado por: Susana Tesser

Data: 26/11/2005

FATORES QUE INFLUÊNCIAM AS REAÇÕES QUÍMICAS


Introdução

A velocidade de uma reação é a variação da concentração dos reagentes pela variação de uma unidade de tempo. As velocidades das reações químicas geralmente são expressas em molaridade por segundo ( M/s ).

A velocidade média de formação de um produto de uma reação é dada por:

Vm = variação da concentração do produto / variação do tempo

A velocidade da reação decresce com o tempo. A velocidade de formação do produto é igual a velocidade de consumo do reagente.:

Velocidade da reação = variação da concentração dos reagentes / variação do tempo

Os principais fatores que influenciam a velocidade das reações químicas são: luz, temperatura, forma de contato, concentração, estado nascente e catalisador.

a) Luz: Algumas reações são favorecidas pela luz. Ex: decomposição da água oxigenada.

b) Temperatura: Quanto maior a temperatura, maior o número de choques efetivos entre as partículas dos reagentes e, portanto, a velocidade da reação será maior.

Uma elevação na temperatura aumenta a velocidade de uma reação porque ocorre um aumento no número de moléculas dos reagentes com energia superior a energia de ativação.

Quanto menor for à energia de ativação de uma reação, maior será sua velocidade.

Para um choque ser efetivo é necessário que haja uma "geometria de colisão" e que as moléculas ao colidirem tenham energia suficiente para formar um complexo ativado.

A regra de Van’t Hoff afirma que a cada aumento de 10ºC na temperatura de uma reação química, a velocidade tende a duplicar.

c) Superfície de contato: Quanto maior a superfície de contato, maior o número de choques efetivos entre as partículas dos reagentes e, portanto, maior será a velocidade da reação.

d) Concentração: O aumento da concentração dos reagentes aumenta a velocidade da reação.

e) Catalisador: É uma substância que aumenta a velocidade de uma reação, permanecendo inalterado qualitativa e quantitativamente no final da reação.

Os catalisadores não alteram a variação de entalpia de uma reação, mas diminuem a energia de ativação dela. O abaixamento da energia de ativação é que determina o aumento da velocidade da reação.

Catálise homogênea: catalisador e reagentes constituem uma só fase (sistema homogêneo).

Catálise heterogênea: catalisador e reagentes constituem duas ou mais fases (sistema polifásico ou mistura heterogênea).

Inibidores: substâncias que tornam a reação mais lenta.

f) Pressão: Quanto maior a pressão num sistema gasoso, menor é o volume ocupado pelos reagentes e maior é a velocidade da reação.

g)...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town