Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Biológicas > Farmácia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Expressionismos: Visão da Realidade: O poder expressionista da fotografia estética e em movimento

TIDIR – Expressionismos: Visões da Realidade: O poder expressionista da fotografia estática e em movimento Belo Horizonte 2009 Proposta Partiremos de duas proposições, sendo a primeira a de que, desde o início do cinema, a intensidade de imagens que diferenciam…


Publicidade



Publicidade

Extração com Solventes Reativos

Trabalho enviado por: Liana Pellicioli

Data: 08/05/2005

Extração com Solventes Reativos


Introdução

A extração é uma técnica utilizada para purificação (remoção de impurezas solúveis indesejáveis) através do processo de lavagem; e separação e isolamento de substâncias componentes de uma mistura através da agitação com um segundo solvente. Baseia-se no fato de que a solubilidade dos sólidos varia em função do solvente. Compostos orgânicos, por exemplo, são, em geral, mais solúveis em solventes também orgânicos e pouco solúveis em água.

A técnica de extração por solventes quimicamente reativos depende do uso de um reagente (solvente) que reaja quimicamente com o composto a ser extraído. Incluem-se entre tais solventes: soluções aquosas de hidróxido de sódio, bicarbonato de sódio, ácido clorídrico...

Para um soluto dissolver em um solvente, o soluto precisa ter uma interação com o solvente igual ou superior às interações solvente-solvente e soluto-soluto.

Quando as duas fases são líquidos imiscíveis, o método é conhecido como "extração líquido-líquido". Neste tipo de extração o composto estará distribuído entre os dois solventes. O sucesso da separação depende da diferença de solubilidade do composto nos dois solventes. A extração líquido-líquido pode ser descontínua ou contínua:

Na extração descontínua utiliza-se um funil de separação, onde ambos os solventes são adicionados. Com a agitação do funil de separação, o soluto passa a fase na qual está o solvente com maior afinidade. A separação é feita, então, sendo que a fase mais densa é recolhida antes. A extração líquido-líquido descontínua é indicada quando existe uma grande diferença de solubilidade do soluto nos dois solventes.


Objetivos

Gerais:

Através da técnica de extração com solventes, separar e isolar substâncias componentes de uma mistura (através da agitação com um segundo solvente) e remover impurezas solúveis indesejáveis através do processo de lavagem.

Específicos:

Separar a mistura de quatro compostos orgânicos (naftaleno, B-naftol,...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town