Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Biológicas > Farmácia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber

Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber, aplicadas na Empresa Bradesco S/A. São Paulo 2009 Sumário 1Introdução 2Frederick Winslow Taylor4 2.1Princípios de Taylor 3Henry Ford 4Jules Henri Fayol 4.1Princípios Básicos 4.2Funções Administrativas 5Maximillian Carl Emil Weber 5.1Analise da Obra 5.2Princípios…

Publicidade

Extração com Solventes Reativos

Trabalho enviado por: Liana Pellicioli

Data: 08/05/2005

Extração com Solventes Reativos


Introdução

A extração é uma técnica utilizada para purificação (remoção de impurezas solúveis indesejáveis) através do processo de lavagem; e separação e isolamento de substâncias componentes de uma mistura através da agitação com um segundo solvente. Baseia-se no fato de que a solubilidade dos sólidos varia em função do solvente. Compostos orgânicos, por exemplo, são, em geral, mais solúveis em solventes também orgânicos e pouco solúveis em água.

A técnica de extração por solventes quimicamente reativos depende do uso de um reagente (solvente) que reaja quimicamente com o composto a ser extraído. Incluem-se entre tais solventes: soluções aquosas de hidróxido de sódio, bicarbonato de sódio, ácido clorídrico...

Para um soluto dissolver em um solvente, o soluto precisa ter uma interação com o solvente igual ou superior às interações solvente-solvente e soluto-soluto.

Quando as duas fases são líquidos imiscíveis, o método é conhecido como "extração líquido-líquido". Neste tipo de extração o composto estará distribuído entre os dois solventes. O sucesso da separação depende da diferença de solubilidade do composto nos dois solventes. A extração líquido-líquido pode ser descontínua ou contínua:

Na extração descontínua utiliza-se um funil de separação, onde ambos os solventes são adicionados. Com a agitação do funil de separação, o soluto passa a fase na qual está o solvente com maior afinidade. A separação é feita, então, sendo que a fase mais densa é recolhida antes. A extração líquido-líquido descontínua é indicada quando existe uma grande diferença de solubilidade do soluto nos dois solventes.


Objetivos

Gerais:

Através da técnica de extração com solventes, separar e isolar substâncias componentes de uma mistura (através da agitação com um segundo solvente) e remover impurezas solúveis indesejáveis através do processo de lavagem.

Específicos:

Separar a mistura de quatro compostos orgânicos (naftaleno, B-naftol,...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town

Publicidade