TCC: A luta por justiça social e direito a terra dos remanescentes do Quilombo de São José da Serra-Valença – RJ

Publicado em 22/06/2009




O entrevistado demonstra a necessidade da posse das terras, porque acredita que a partir disto poderá produzir os meios de subsistência necessários à comunidade e, com isto eles não precisariam depender de biscates em fazendas vizinhas. Acredita, também, que poderia desenvolver o projeto que tem em mente, a criação de uma horta onde trabalhariam somente pessoas da comunidade.

OMOFAIYÁ relata também que o levantamento dos serviços que a comunidade necessita é sempre feito entre eles e que as necessidades são em geral atendidas pelas organizações da sociedade civil e não pelo poder público:







IYÁ (mãe), 16 anos, solteira, católico-espírita, residente no Quilombo de São José da Serra, estudante do ensino médio, afro-descendente, ocupação atual não definida, apenas faz biscates, a renda familiar é de um salário mínimo, pois só sua mãe trabalha como merendeira da Prefeitura e todos nasceram no Quilombo

Somente IYÁ não vê importância na titulação das terras, mostrando-se mais preocupada com a justiça, já que relata que seu irmão foi morto brutalmente nas proximidades do Quilombo por causas desconhecidas, mesmo assim participa como todos das decisões importantes à preservação da cultura local. Portanto notamos que a maioria dos quilombolas ainda nos dias de hoje procuram manter os ideais de seus ancestrais.

ÒJÙ AMADÈ (olhos de menino), 20 anos, solteiro, sem…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.