HUMANIZA!O DAS MULHERES IND?ENAS, DA ALDEIA, EM CAIEIRAS VELHA ATRAV? DO RESGATE CULTURAL

Publicado em 27/08/2010

2.2.2 O climatério no âmbito da Saúde Pública

No âmbito da Saúde Pública, chama a atenção a expectativa de que em 2020 haverá mais de um bilhão de indivíduos acima de 60 anos de idade. Assim sendo, a assistência prestada à mulher climatérica passa a constituir um desafio, já que se sabe que com a prevenção adequada dos riscos típicos desta fase, o nível de saúde e a qualidade dessas mulheres melhorariam consideravelmente (Pedro et aI., 2002).
Salienta-se o fato de o Brasil ter atualmente uma população de 160 milhões de habitantes, dos quais 56% são mulheres. Nos últimos 40 anos, a expectativa de vida feminina tem aumentado, passando de 45 anos em 1968 a 68 anos na atualidade. Este dado mostra um incremento de 50% em apenas 45 anos e as estimativas são de que esse aumento se mantenha durante o século XXI. De qualquer forma, para alguns autores, o período etário aceito em que a população poderá apresentar os sintomas do climatério é a partir dos 40 anos (PEDRO et aI., 2002).
No que se refere ao Estado de São Paulo, 12% da população é constituída por mulheres nesta idade ou mais. Isto significa que 4.252.745 mulheres paulistas estão sob o risco de experimentar a sintomatologia e os efeitos decorrentes da deficiência estrogênica (PEDRO et aI., 2002).
Alguns autores enfatizam a necessidade de direcionar a atenção para a saúde da mulher no período pós-menopausal, tendo em vista que o crescimento populacional deste segmento é mais intenso e é nesta fase da vida da mulher que as doenças degenerativas (osteoporose, doença cardiovascular, doença de Alzheimer) são mais…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.