Gestão em Serviço Social

Publicado em 04/06/2009

Jannuzzi (2004, p.26-31) analisa as propriedades desejáveis de um indicador social, das quais se destacam: a relevância social, a validade, a confiabilidade, a cobertura, a sensibilidade, a comunicabilidade, a periodicidade na atualização e a historicidade.

O citado autor também apresenta a classificação básica dos indicadores entre objetivos (ou quantitativos) e subjetivos (ou qualitativos). Os primeiros se referem "as ocorrências concretas ou entes empíricos da realidade social, construídos a partir das estatísticas públicas disponíveis [...] Os indicadores subjetivos ou qualitativos, por outro lado, correspondem a medidas construídas a partir da avaliação dos indivíduos ou especialistas com relação a diferentes aspectos da realidade, levantadas em pesquisas de opinião pública ou grupos de discussão" (JANNUZZI, 2004, p.20-21).

Considera-se também a distinção existente entre indicadores diretos e indiretos (COHEN & FRANCO, 1999, p. 152-154). Os indicadores indiretos devem ser construídos, uma vez que a relação entre indicador e meta é de caráter probabilístico e não de implicação lógica.

O estudo dos indicadores e índices sociais aponta as possibilidades e os limites para sua utilização na formulação e implementação de Políticas Públicas.

Entre as limitações destacam-se:

- as características, a oferta e a disponibilidade das estatísticas sociais e demográficas existentes;

- o fato dos diagnósticos serem retratos parciais e enviesados da realidade, refletindo a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.