ASSISTÊNCIA SOCIAL NO BRASIL

Publicado em 15/04/2019

CONCLUSÃO

Através deste trabalho foi possível perceber que historicamente as ações assistenciais sempre estiveram envolvidas a uma forte dimensão caritativa, que retirava do seu público usuário a condição de cidadão, ou seja, sujeito de direitos, reduzindo-o a incapaz, carente e necessitado da benevolência dos mais abastados da sociedade. Iniciadas pela Igreja Católica e levadas ao âmbito privado através de instituições beneficentes, estas ações se fundamentaram baseadas na caridade e ajuda ao outro, através de assistencialismos. Com o crescimento do modo capitalista de economia e a precarização da força de trabalho, o Estado começou a perceber a pobreza como um problema relacionado à questão social e, desta forma, de sua responsabilidade.

A Igreja Católica, desde os séculos passados, sempre considerou a caridade como virtude cristã. Desta forma, usou sua força de mobilização para através de seus adeptos mais engajados, chegar até o indivíduo menos favorecido dentre as classes sociais. Foi através da ajuda da elite que os primeiros trabalhos, ditos sociais, foram realizados. Os interesses eram dos mais diversos, tanto por parte da Igreja quanto por parte da burguesia.

Os reformistas defenderam um modelo cristão engajado nas causas sociais e de mudança do mundo. A Igreja deveria lutar pela justiça social enviando acalento aos que sofriam com as mazelas causadas, em grande parte, pela própria burguesia. Já a burguesia, transformava as “damas de caridade” em agentes sociais, que desenvolvendo este trabalho conquistariam um lugar no céu. Um tipo de bondade que carrega consigo uma natureza de benefícios próprios, que visam inicialmente atingir os interesses como classe mais favorecida.

Diferente das ações sociais das damas de caridade, que realizavam trabalhos de forma aleatória e baseados na solidariedade e no “amor ao próximo”, o assistente social deve trabalhar baseado no…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.