Anti-sépticos, desinfetantes e esterilizantes

Publicado em 11/06/2007

Anti-sépticos, Desinfetantes e Esterilizantes


História

O uso de anti-séptico e desinfetante evolui desde o Antigo Egito, em relação aos processos de embalsamento, inicialmente desenvolvidos com o intuito da preservação do corpo à ressurreição. Os egípcios e outros povos utilizaram varias misturas, tais como óleos voláteis, resinas oleosas, vinhos, vinagres, mel, mura, bálsamo, além do fato de os vinhos e vinagres continuarem a serem utilizados durante a Idade Média ao recobrimento de feridas e, conseqüentemente, evitando a infecção.

A descoberta do cloro na Idade Média foi amplamente utilizada como substância desodorante e anti-séptica, sendo utilizado em 1847-1849 em um hospital vienense quanto à demonstração prática da ação benéfica da anti-sepsia.

Anos mais tarde Pasteur explicou sobre a fermentação bacteriana e a existência de agentes infectantes como responsáveis por processos patológicos. Coube a Lister, em 1865, a divulgação dos métodos de esterilização de bandagens, compressas cirúrgicas, instrumental cirúrgico e anti-sepsia das feridas.

A infecção e uma resultante do desequilibro entre os microrganismos existentes em nosso organismo a as defesas naturais adquiridas pelo nosso corpo. A fim de evitar a infecção e que usamos as substancias químicas para destruir ou diminuir a quantidade de micróbios nos tecidos e materiais.

As infecções hospitalares devem ser evitadas porque acarretam perdas financeiras e comprometem todo o tratamento medico dos…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.