A evasão do PETI na Comunidade Maravilha e o Retorno ao Trabalho Infantil

Publicado em 21/03/2009

O trabalho infantil não é uma prática recente na sociedade, seus primeiros esboços surgem quando olhamos para o passado de países que tiveram presente em sua história o regime escravocrata.

Mas é somente no século XVIII que a problemática do trabalho precoce de crianças e adolescentes aparece com mais intensidade, quando a partir da Revolução Industrial surge a utilização da mão de obra infantil como uma necessidade da classe operária e como exploração da força de trabalho nas sociedades capitalistas. A presença de crianças em trabalhos perigosos e insalubres demonstrava muita bem a relação estabelecida entre o capital e essa categoria de trabalhadores. Essa relação permitia uma maior exploração da força de trabalho e um retorno mais lucrativo, já que o trabalhador infantil não se tratava de categoria reivindicativa e também por não ser valorizado enquanto força de trabalho.

A introdução de máquinas modificava todo o processo produtivo existente até então, gerando uma crescente dispensa do operariado, aumentando assim o número de excluídos e marginalizados e a exploração da mão de obra infantil.

Àquela época da revolução industrial, a jornada de trabalho alcançava o limite de dezoito horas diárias nos subsolos das minas, onde as condições higiênicas eram…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.