A ASPAM e Sua Contribuição para o Serviço Social

Publicado em 22/04/2003

Em 1950, submetida ao processo seletivo, sou aprovada, juntamente com mais seis colegas. Naquela época, a Escola funcionava nas dependências do Instituto Ophir Loyola, localizado na Av. Independência n 484, hoje Av. Magalhães Barata.

Ao entrar na Escola fomos calorosamente recepcionadas pelos professores e alunos, com o famoso "trote dos calouros", e, dias depois participamos do desfile geral de calouros pela cidade de Belém, acompanhados por banda musical, portando cartazes. Este desfile foi promovido pela UAP (União Acadêmica Paraense).

Nesse ano, a Diretora da Escola era a assistente social Idália Tocantins Maués, e a vice-diretora assistente social Maria Tereza Couceiro Simões. A Monitora ficava sobre a responsabilidade da assistente social Maria Virginia Guedes Gomes da Silva. Destaca-se, portanto, na organização da escola a figura da monitora como aquela que acompanhava individualmente os alunos, na função de conselheira, orientando os alunos quanto a sua conduta ético-religiosa.

Ao inserir-me na Academia, já imbuída na militância estudantil, pois participava do Grêmio no curso secundário, assumo a função de secretária da gestão 60/62 da colega Joaquina B. Teixeira, e, posteriormente de 3ª vice-presidência 62/64 da colega Almerinda Trindade Freire.

Em 1961, a Escola muda-se para um grande casario do Instituto Ophir Loyola, localizado na rua Oswaldo Cruz nº 99 (Praça da República). Os porões do casario foram cedidos para o Diretório Acadêmico. Realizamos um mutirão limpando e pintando paredes pessoalmente, inclusive utilizando a costa da placa do Instituto para pintar o nome da Escola de Serviço Social. Criamos no porão espaços de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.