Sistema Carcerário

Publicado em 22/04/2003

Sistema Carcerário

INTRODUÇÃO

Várias mudanças começaram a surgir a partir do século XVIII em relação aos criminosos e às suas execuções capitais. O protesto generalizado contra o suplício é encontrado em toda parte, entre juristas e magistrados, teóricos do direito, filósofos, parlamentares, etc. Sob vários aspectos, ele tornou-se expressivamente intolerável, vergonhoso, revoltante e perigoso. A totalidade do poder absoluto em relação à punição e à disposição do soberano, atrai para o monarca o perigo de também, com o próprio sangue do condenado, ser vingado pelas suas atrocidades. O povo, acostumado ao sangue, à carnificina sanguinolenta, educa-se para uma prática cruel e perniciosa, capaz de vir destronar o próprio poder que o engendrou e o mantém.

O presente trabalho, vem abordar as diferentes formas de punição ao criminoso, desenvolvidas em diferentes contextos históricos e a tendência atual de humanizar-se as prisões, para que elas, através da punição, cheguem a reforma do indivíduo e sua conseqüente inserção útil na sociedade.

Faz-se necessário mencionar que a perspectiva teórica adotada foi a humanista, por considerar o homem, mesmo que infrator das leis e normas sociais, como ser possível de recuperação. Os autores escolhidos foram: Michel Foucault, Erving Goffman, Liszt Vieira, Manoel Pedro Pimentel, Maria Dora Evangelista, entre outros, que encaram a punição como o caminho para a transformação do indivíduo e sua…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.