Sigmund Freud e a Psicanálise

Publicado em 22/04/2003

Os sintomas neuróticos têm um sentido; pode-se compreendê-los desde que se vençam certas resistências por trás das quais se acha o inconsciente. Para consegui-lo, Freud experimenta sucessivamente a hipnose ( de que não gosta, porque cheira à magia), depois a sugestão ("você pode lembrar-se de seu passado") e por fim o método de livre associação ("diga tudo que lhe venha ao espírito"). Este último se revela o melhor porque respeita a pessoa.

Submetendo-se à regra fundamental, que consiste em dizer o que pensa e o que sente, sem nada omitir, mesmo o que lhe pareça absurdo, insensato ou inconveniente, o indivíduo estabelece com a analista um tipo de comunicação especial favorável à eclosão de manifestações inconscientes. Ele não recebe o tratamento e sim colabora com ele. A descoberta de seu inconsciente não se faz por efração, mas após longo processo voluntário, no decorrer do qual aprende a enfrentar todas suas idéias, mesmo as mais desagradáveis, e a controlar suas emoções, que não tinha podido dominar no passado e das quais se tinha defendido, recalcando-as.

Só depois de abandonar suas resistências é que chega a compreender as motivações ocultas de seu comportamento e que pode tornar-se senhor de suas condutas. Durante as sessões, o psicanalista procura manter-se inteiramente neutro; deixa o paciente expressar-se sem restrição mas interpreta suas resistências e suas atitudes a seus respeito (transferência). O tratamento analítico procura operar mudanças profundas e permanentes na personalidade, aumentando o poder de integração do eu.

É, portanto, uma espécie de reeducação…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.