Representação Social e Ideologia – Conceitos Intercambiáveis

Publicado em 10/05/2006

O discurso (singular no sentido conceitual, mas sempre plural na realidade empírica) seria a "tentativa de dominar o campo da discursividade, de deter o fluxo das diferenças, de construir um centro, como pontos nodais" (LACLAU; MOUFFE, 1989, p. 96), fornecendo ao real uma aparente unidade. Os "pontos nodais" seriam, precisamente, os significados que vêm a se tornar privilegiados numa articulação discursiva, que conseguem se estabelecer como hegemônicos, fixando-se em uma cadeia: "na medida em que nenhum conteúdo específico está predeterminado a preencher o vazio estrutural, é o conflito entre vários conteúdos tentando desempenhar esse papel de preenchimento que vai tornar visível a contingência da estrutura" (LACLAU; MOUFFE, 1989, p. 96).

Restam, porém, algumas perguntas: se os conflitos são sempre contingentes e as identidades dos sujeitos sempre posicionais, qual a influência do passado, da história e dos significados já existentes na constituição de novas relações e novos significados? De onde vêm e como se constituem os significados atuais, e como os "velhos" significados entram em cena? Em suma, qual a relação entre o velho e o novo na abordagem de Laclau e Mouffe?

Tentando responder ao conjunto dessas questões, Michèle Barrett (1996) aponta que nesses autores a tese da contingência dos conflitos e das identidades não é levada às últimas conseqüências. Os vestígios do antigo, diz ela, não podem ser destruídos, mas "permanecem como depósitos sedimentares - inclusive, e até especialmente - onde o novo tenta excluir o velho" (BARRETT, 1996, p. 248). Para…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.