Nova LDB – Ranços e Avanço

Publicado em 16/03/2004

Existe uma contradição na lei porque com a expansão progressiva da escola de tempo integral, deverão fazer parte do tempo integral atividades educativas como esporte, cultura, e também assistência desde que sempre a serviço da aprendizagem.

A educação infantil é certamente pequena, constando apenas três artigos (Art.29 a 31), mas esta bem colocada e é definida como a primeira etapa da educação básica e esta destinada para crianças ate seis anos de idade, mas já tem um ganho na visão interdisciplinar que creche para ate três anos e pré- escola de quatro ate seis anos e que serão sem duvida instituições educativas e assistências, (Art.31) imagina separar a educação infantil da educação fundamental, seria só prejuízo para a criança pobre, não se alfabetizar para poder usufruir dessa vantagem que toda criança rica já tem, por fim todas as creches e pré- escolas terão o prazo de três anos para integrar no sistema educacional. No (Art.4º,ss) o direito da educação e o dever de educar é um cuidado insistente sobre a cobertura escolar obrigatória no ensino fundamental, ligada a padrões de qualidade.

A LDB, não é inovadora em termos do que seriam os desafios modernos da educação (Demo 1995c).

É necessário perceber que a teoria e a pratica da educação no pais são terrivelmente obsoletas. O Brasil é um dos países mais atrasados do mundo nessa parte. Como a LDB não redime essa chaga, existe duas vertentes analíticas que é a visão de educação não ultrapassa a do mero ensino , como regra, e que o…

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