Mecanismos de Defesa

Publicado em 22/04/2003

MECANISMOS DE DEFESA 


O termo mecanismo é utilizado desde o início por Freud para exprimir o fato de que os fenômenos psíquicos apresentam articulações suscetíveis de uma observação e de uma análise científica; citemos apenas o capitulo da Comunicação preliminar de Breur e Freud: sobre o mecanismo psíquico dos fenômenos histéricos.

Ao mesmo tempo que destaca a noção de defesa e a situa na base dos fenômenos histéricos, Freud procura especificar outras afecções psiconeuróticas pela forma particular como a defesa se exerce nelas: "... diversas afecções neuróticas provêm dos diversos procedimentos em que o "ego" se compromete para se libertar da (sua) incompatibilidade ( com uma representação)".

Em novas observações sobre as Psiconeuroses de defesa, ele distingue assim os mecanismos da conversão histérica, da substituição obsessiva , da projeção paranóica.

O termo mecanismo estará presente de maneira esporádica ao longo de toda a obra. A expressão "mecanismo de defesa "aparece, por exemplo, nos escritos metapsicológicos de 1915, e em duas acepções um pouco diferentes: quer para designar o conjunto do processo defensivo característico de determinada neurose, quiser exprimir a utilização defensiva deste ou daquele "destino pulsional": recalque, retorno sobre a própria pessoas, inversão em seu contrário.

Em inibição, sintoma e angústia, Freud justifica aquilo a que se chama a sua "restauração do velho conceito de defesa" invocando a necessidade de Ter uma…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.