Inserções na Psicologia Junguiana: Um Olhar da Clínica

Publicado em 21/08/2014

 

O sonho era definido por Jung como um auto-retrato espontâneo da real situação do inconsciente (JUNG, 1972). O analista não só concebia o sonho pela perspectiva freudiana (Sigmund Freud) da causalidade, mas ampliava o seu conceito para algo de perspectiva finalista. A causalidade, segundo ele, tende a uniformizar/padronizar o seu significado, reduzindo a dimensão do símbolo deste a uma visão empobrecida, enquanto que a abordagem finalista conduz a uma abordagem cujo objetivo é “[...] perceber na imagem onírica a expressão de uma situação psicológica alterada. Não reconhece um significado fixo dos símbolos.” (JUNG, 1971b, p.471).

Logo, entende-se que: “A função geral dos sonhos consiste na tentativa de nos restituir o equilíbrio psíquico, produzindo um material onírico que, de modo sutil, restabelece o equilíbrio psíquico.” (JUNG, 1996, p.50).

A proposta ampla de Jung sobre os sonhos é que eles são os representantes, ou melhor, a expressão de um drama interior. Segundo ele, “Todo trabalho onírico é essencialmente subjetivo e o sonho é um teatro no qual o próprio sonhador é a cena, o ator, o ponto, o produtor, o autor, o público e o crítico.” (JUNG, 1971b, p.509). A nova compreensão proposta por Jung, em que o trabalho onírico se desenvolve a partir de um pensamento dual para um pensamento dialético, acaba favorecendo a análise dos sonhos no nível subjetivo, onde as imagens presentes passam a ser percebidas como representação simbólica da…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.