IMPLICAUES PSICOSSOCIAIS DO CUIDAR NOS CUIDADORES DE PACIENTES TERMINAIS: UM ESTUDO NO MUNIC?IO DE ARARANGU`- SANTA CATARINA

Publicado em 27/08/2010

1.3 JUSTIFICATIVA

O cuidador familiar ou informal geralmente é alguém da família, sem formação na área de saúde que está cuidando de um ente familiar e, portanto, pressupõe-se que tenha cumplicidade e compromisso com a pessoa cuidada.
Levantamentos e pesquisas efetuados em vários países, inclusive no Brasil, permitem reconhecer a importância desses cuidadores. Nos Estados Unidos, por exemplo, mais de dois milhões e duzentos mil membros de famílias e amigos provêm cuidados e tratamentos para mais de um milhão e trezentos mil enfermos ou debilitados. Cerca de dois terços dos cuidadores são mulheres. Aproximadamente, três quartos desses doentes recebem cuidados ou tratamentos por intermédio de membros da família e vivem com as próprias famílias. (CUIDADOR, 2008, p. 1).
A carência das instituições sociais no amparo às pessoas que precisam de cuidados faz com que a responsabilidade máxima recaia sobre a família, e geralmente sobre um elemento desta família na qual tem o papel de cuidador.
Assim, o despertar para esta pesquisa surgiu durante leituras e pesquisas no decorrer da graduação, ao perceber que o cuidador familiar de um paciente em estado terminal, frente à situação do quadro clínico do mesmo, nem sempre pode escolher ser cuidador, principalmente quando a pessoa cuidada é um familiar.
Tendo em vista a importância da família no cuidado destes pacientes, o presente estudo tem por objetivo, trazer à tona, quais as implicações psicossociais do cuidar nos cuidadores de pacientes terminais, a partir dos relatos desses cuidadores. Além disso, este trabalho contribuirá para o aumento de material cientifico sobre cuidadores de pacientes…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.