História da Psicanálise

Publicado em 22/04/2003

História da Psicanálise

INTRODUÇÃO

No caso brasileiro, mais especificamente no Rio de Janeiro, a difusão da psicanálise se dá a partir da própria organização do movimento psicanalítico e seus desdobramentos, que resultam na criação de treze grupos de formação psicanalíticas, passando por seus projetos de intervenção nas instituições médicas e pedagógicas, e se estendendo até a livre circulação do ideário psicanalítico nos meios de comunicação.


O CASO DO RIO DE JANEIRO

O Rio de Janeiro, a partir da década de 70, passou a ser cenário do que se convencionou chamar o boom da psicanálise. Essa expressão referia-se basicamente ao fenômeno da crescente expansão do atendimento terapêutico em caráter privado. Muitos psicanalístas foram unânimes em reconhecê-la e identificam a população emergente que passou a frequentar seus consultórios entre os profissionais liberais, principalmente os psicólogos, professores, intelectuais, artistas e estudantes universitários. Todos pareciam manifestar um desejo de auto-conhecimento, de melhorar a qualidade de seus vínculos eróticos, afetivos e familiares, de ampliar sua criatividade, iniciativa ou eficácia profissionais em busca de auxílio…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.