História da Loucura

Publicado em 22/04/2003

HISTÓRIA DA LOUCURA NA IDADE CLÁSSICA

Abril, 2002


I. STULTIFERA NAVIS

A lepra, que levou muitas pessoas a serem objeto de degradação social, desaparece ao final da Idade Média. Aos arredores da comunidade e as portas das cidades aparecem grandes espaços vazios deixados por esse mal. Entre o século XIV ao XVII novas apresentações do mal vão se manifestar impondo purificação e exclusão ao povo. Na segunda metade da Idade Média, e até o final das cruzadas, os leprosários multiplicaram-se em toda Europa, aumentando o número de suas cidades malditas. Em 1266 Luís VIII estabelece na França, o regulamento dos leprosários. Nessa época 2000 estavam recenseados. Na diocese de Paris havia, talvez, o maior número, 43. Os dois maiores eram. Saint Germam e Saint-Lazare, localizados na periferia de Paris.

A partir do século XV o vazio se estabelece nesses leprosários. Saint-Germam torna-se uma casa de correção para jovens, e em Saint-Lazare abrigava um único leproso. Por causa desse acontecimento em 1635, os habitantes de Reims fazem uma procissão para agradecer a Deus por libertar a cidade desse flagelo. Nessa época Francisco I manda proceder a recenseamento e inventário a fim de controlar e administrar os bens fundiários dos leprosários. A questão dos leprosários na França só foi regulamentada no final do século XVII, após uma série de óbitos reais, passando os bens das gafarias aos hospitais e estabelecimentos de assistência. Essa transferência se deu por causa da diminuição e regressão da…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.