Estruturalismo na Visão de Titchener

Publicado em 24/07/2003

Georges Elias Müller, ampliando o conhecimento experimental da aprendizagem e memória, adicionou o relato introspectivo aos estudo de Ebbinghaus.

Franz Bretano, opôs-se ao objeto de estudo da psicologia wundtiana – o conteúdo da experiência consciente – defendendo a atividade mental como o objeto de estudo apropriado. Bretano focalizava uma abordagem empírica, a qual obtém seus dados através da observação e experiência individual, ao invés da experimentação como método primordial.

Carl Stunpf, numa abordagem fenomenológica, argumentando serem os fenômenos os dados primários da Psicologia, reconhecia a introspecção como o método de uma forma menos rigorosa. Defendia um tipo de introspecção como o exame da experiência livre de influências.

Oswald Külpe confrontou a posição de Wundt quanto a impossibilidade do estudo dos processos mentais superiores, baseado nos experimentos de Ebbinghaus. Külpe desenvolveu um método de "introspecção experimental sistemática" baseado no conexionismo lógico entre conceitos, pelo retrospecto da experiência realizada. Sua influência resultava numa tentativa de refinamento do método introspeccionista e inclusão dos processos mentais superiores. Essa postura foi fortemente criticada por Wundt que desconsiderou seus experimentos e seu método introspeccionista. Apesar das críticas, Külpe mantinha não só o respeito como a orientação básica em…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.