Análise do Manicômio Judiciário de Franco da Rocha – HCTP I

Publicado em 04/12/2006

b) Ele reconhece que eu sou a pessoa que julgo ser.

Segundo o psiquiatra inglês, cada qual possui seu próprio senso autônomo de identidade e sua própria definição de quem ou o que é: "você espera ser capaz de me reconhecer, isto é, eu estou habituado a esperar que a pessoa por quem você me toma e a identidade que reconheço em mim mesmo coincidam (...). Contudo, se restarem divergências de tipo bastante radical após tentativas para vencê-las, não existe alternativa senão concluir que um de nós é louco". (p. 37).

Para dizer se uma pessoa é sana ou não ele sugere "(...) que a sanidade ou a psicose seja testada pelo grau de conjunção ou disjunção entre duas pessoas, das quais uma é sadia por consenso geral. O teste crítico para estabelecer se o paciente é ou não é psicótico - ou possui traço - é a falta de coerência, uma incoerência entre ele e eu". (p. 37).

Assim o livro descreve casos de paciente psicóticos e analisa os casos. Sobre a parte teórica, ele explica a insegurança ontológica que as pessoas sofrem: "pode-se ter o senso de sua presença no mundo como uma pessoa, viva, completa e, no sentido temporal, contínua". (p. 41). No caso de esquizofrênicos, essa segurança não existe.

O que mais chama a atenção no livro é a parte que descreve o self encarnado e desencarnado, e o sistema do falso self. Há uma divisão entre o indivíduo (que não sente o próprio self ligado ao seu corpo) e sua parte orgânica. Sobre o interior da pessoa, temos o self "interior" que é protegido e não tem ligações diretas com…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.