Análise da Obra Literária – Quase Memória

Publicado em 03/05/2005

ANÁLISE DA OBRA LITERÁRIA - QUASE MEMÓRIA


Quase-Memória
de Carlos Heitor Cony é um romance, retratando a estrutura da narrativa moderna. O pai do autor é o protagonista, mas a história dele mistura-se com a do filho, Carlos Cony. Questões como o narcisismo, individualismo e egoísmo, abandono do cletivo em prol do individual, próprio do romance, aparecem na obra. Aqui, se vê claramente o que Walter Benjamin quer dizer ao afirmar que a morte do narrador vem com o advento do romance. Assim, a narrativa moderna conjeturasse em um misto do que é do autor e do que é do outro.

Lacan aproxima romance a neurose, e realmente, nessa obra vê-se a questão do mito individual do neurótico, a transmissão da neurose, das suas culpas e dívidas através das gerações (o personagem principal da obra é o pai, mas o autor a chama de "uma quase biografia" pg.95). Essa homenagem ao pai através de uma obra literária, não poderia ser uma forma de compensar a culpa, e afirmar a dívida constituinte?

É possível supor que essa homenagem ao pai através de uma obra literária seria para compensar a culpa, a dívida constituinte. "Prefiro mergulhar na lembrança dele, em tudo o que foi e quis ser. É formula covarde para fugir. Diante da memória, sou mais cúmplice do que testemunha."(pg.148), ou para dizer o que escapa na linguagem, nas relações mais profundas, o nunca conseguimos: "Não sei o que me deu:um pudor cretino me impediu de falar com ele sobre o balão.Queria dizer-lhe que reconhecera sua obra. Também não tive muito tempo. Morreu pouco depois."(pg.170)

Maria Rita Kell fala do fato de toda…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.