Alcoolismo

Publicado em 24/07/2003

Alcoolismo


Não há quem ignore que em todos os atos importantes da existência social humana, ao longo do tempo, o álcool tenha sido uma constante. E na maioria das culturas e entre os povos - com algumas exceções, como os muçulmanos — a presença do álcool se faz obrigatória nos rituais religiosos, cerimônias de iniciação, reconciliações em guerras, confraternizações de castas, comemorações patrióticas, festejos nupciais, festas populares; enfim utiliza-se o álcool por qualquer pretexto ou sem pretexto algum.

A palavra alcoolismo foi cunhada em 1852, por um médico sueco, de nome Magno Huss, que a empregara para designar sinais e sintomas fisicopsíquicos surgidos pela excessiva ingestão de doses elevadas (e por tempo prolongado) de bebidas alcoólicas.

Anunciado o álcool como fator de surgimento de psicopatologias específicas, surgiram então, a esse respeito, diversos trabalhos, da autoria de alguns psiquiatras da antiga "escola francesa".

Coube, não obstante, a Emil Kraepelin, já no começo deste século, formular uma primeira conceituação acerca do que se deve entender por alcoolismo. Assim é que, para Kraepelin pode-se dizer que há alcoolismo, mais ainda, alcoolismo crônico em perspectiva, ou seja, toda vez que alguém venha a ingerir uma nova dose de bebida alcoólica (qualquer que seja), sem que a anterior tenha sido devidamente eliminada.

Claro está que tão rígido conceito, abstraindo-se de tudo o que concerne às variações individuais e…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.