A Inclusão do Deficiente Auditivo sob o prisma dos educadores

Publicado em 29/12/2008

Porém para uma melhor valorização o destaque da educação de alunos com necessidades educativas especiais, não se pode ignorar que há poucos anos os portadores de necessidades especiais eram tratados com desprezo, vergonha, a maus tratos, abandonos e excluíam esses indivíduos privando-os ode todos seus direitos sociais, isto é, os surdos eram recusados da sociedade, discriminados e condenados a uma pena de soldado pelo fato de serem diferentes.

De acordo com dados do Censo Escolar do MEC até 1999 (Brasil, 2001a) os deficientes auditivos constituíam 12,8% dos alunos matriculados com necessidades especiais. A grande maioria (31.825 de um total de 47.810) estava no ensino fundamental. Apenas 899 tinham chagado ao ensino médio. A pré-escola, essencial para o desenvolvimento da criança deficiente auditiva, contava com apenas 6.618 alunos matriculados. Tais números mostram o insucesso do deficiente auditivo no sistema mantido até então, apesar dos recursos disponíveis: ensino itinerante, sala de recursos e classe especial.

A proposta inclusiva tem se mostrado irreversível; de 1998 a 2000 o número de alunos portadores de necessidades especiais atendidos em classes comuns passou de 41,2 mil para 75,3 mil, com aumento mais significativo na região sul (Brasil, 2001). O grande desafio é dar-lhe sustentação.

Os princípios norteadores da educação em nosso país ainda…

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