A Inclusão do Deficiente Auditivo sob o prisma dos educadores

Publicado em 29/12/2008

O deficiente deve ser concebido pelo que ele é, e não pelo seu déficit, através do que lhe falta. Neste sentido, a meta atual reside no fato de que o processo educativo, longe de excluir o deficiente, o inclui, concretizando assim, a política de educação para todos.

A inclusão nessa perspectiva, significa a abertura de novas possibilidades de atuação para o deficiente, esse considerado como um cidadão, logo detentor de experiências de vida, maturidade social, sentimentos, etc, portanto, uma pessoa capaz de se autoconstruir cognitiva, afetiva e socialmente.

Na verdade, é comum todos nós apresentarmos déficits em nossos comportamentos, assim como em áreas nas quais atuamos, seja em nível pessoal ou grupal, seja em qualquer outro aspecto do nosso desenvolvimento físico, social e cultural, por sermos seres perfectíveis, que constroem, na medida do possível, suas condições de adaptação ao meio. A diversidade no contexto social e, especialmente, no ambiente escolar, é fator determinante no enriquecimento das trocas, dos intercâmbios intelectuais, sociais e culturais que ocorrem entre os sujeitos que nele interagem.

No âmbito do direito à inclusão de todos os alunos, o tipo de perguntas que deve ser formulado modifica-se (SÖDER, 1997). Já não se trata do saber se a integração é positiva ou negativa ou quais são as condições…

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