A Inclusão do Deficiente Auditivo sob o prisma dos educadores

Publicado em 29/12/2008

No ano de 1994, aconteceu na Espanha a Conferência de Salamanca. Nesta conferência organizou-se o documento intitulado Declaração de Salamanca (1994), que propunha, dentre outras medidas, a inclusão de todas as crianças na escola regular.

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Especial (2000), em se tratando dos serviços de apoio educacional especializados, vê-se que a escola poderá contar com serviços de apoio pedagógico especializado, seja sob a forma de salas de recursos, seja de professores interpretes ou de apoio fixo nas turmas que mantiveram alunos surdos, entre outras, conforme prevê em as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial (Res. N° 02/2001).

Geralmente o apoio especializado consiste em um trabalho de complementação curricular, que visa ao enriquecimento das atividades desenvolvidas em salda de aula, para os quais o aluno surdo apresente maiores dificuldades e necessidades de um trabalho mais aprofundado.

Segundo os Parâmetros acima citados, para m atendimento mais eficaz as necessidades educacionais de alunos surdos é necessário os seguintes recursos na Escola Inclusiva: professor de apoio fixo, professor itinerante, professores interpretes, saldas de recursos e equipes multidisciplinares.

Rinaldi (1997) nos diz que o aluno surdo precisa freqüentar o sistema regular de ensino porque é um cidadão…

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