Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Psicologia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0


Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade

A Adolescência Segundo Jean Piaget

Trabalho enviado por: Edineia Benvenutti Heil

Data: 19/10/2005

A Adolescência Segundo Jean Piaget


JEAN PIAGET - O PIONEIRO NO ESTUDO DA INTELIGÊNCIA INFANTIL.

(1896-1980)

Nascido a 9 de agosto de 1896, na cidade de Neuchâtel; Suíça, Jean Piaget, filho de um calvinista convicto, professor universitário de literatura medieval, tornou-se conhecido por seu pioneirismo no campo de inteligência infantil. Conceituado psicólogo e filosofo, Piaget dedicou a maior parte de sua carreira na interação com crianças, obtendo assim dados sobre seu processo de raciocínio.

Seus conhecimentos serviram de grande contribuição e impacto sobre a atuação da pedagogia, da psicologia e também avanços na área da neurologia.

Quando criança, chamava atenção por sua precocidade, era considerada uma criança prodígio. Na sua tenra idade interessava-se por conteúdos da história natural, tendo publicado seu primeiro trabalho, que se tratava da observação de um pardal albino, aos 11 anos de idade. Mesmo sendo breve, este trabalho foi considerado o início de sua brilhante carreira científica. Ainda na adolescência seus trabalhos sobre espécies de molusco, que permitiram em sua época a datação de camadas de rochas, tornaram-lhe internacionalmente conhecido.

Freqüentou a Universidade de sua cidade, estudando biologia e filosofia, mais tarde embora ainda precoce recebia seu diploma de doutorado em biologia aos 22 anos, em 1918.sendo que em 1915, já recebera o título de bacharel em biologia..

Depois de formado, Jean Piaget foi para Zurich, dando início a sua carreira de psicólogo experimental. Foi em Zurich, que Piaget freqüentou as aulas ministradas por Jung.

Piaget também trabalhou em uma clínica, o que influenciou para que em seus trabalhos houvesse dados formais e sistemáticos intercalando com entrevistas e conversas com pacientes.

Trabalhou no laboratório de Alfred Binet, Paris, em 1919, foi lá que aperfeiçoando testes de QI, Piaget iniciou suas pesquisas sobre o amadurecimento da inteligência infantil, também foi neste ano que deu iniciou-se aos estudos sobre a mente humana, e o desenvolvimento das capacidades cognitivas.

Foi então em 1921, na Universidade de Genebra, a qual era diretor, que ele iniciou seu mais importante trabalho que foi a observação de crianças brincando e o registro meticuloso de suas palavras, ações, e processos de raciocínio grande parte de seus estudos foi obtida através da observação de seus próprios filhos; Piaget havia casado com Valentine Châtenay, em 1923, a qual lhe dera três filhas. Neste mesmo ano publicou-se seu primeiro livro "A Linguagem e o Pensamento da Criança".

Piaget participou da criação e elaboração do regimento do órgão das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, a UNESCO.

Importante ressaltar que Jean Piaget, foi o único suíço a ser convidado a lecionar na Universidade de Sorbonne (Paris), seus estudos lhe renderam mais de 75 livros, dentre estes podemos ressaltar "Biologia e Conhecimento" em 1967, mais centenas de trabalhos científicos. O que chamamos de Epistemologia Genética,...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Login

Ou faça login



Login

Crie seu cadastro




English Town