Uma abordagem história sobre os povos indíginas e seu direito a educação.

Publicado em 09/08/2010

O primeiro Governador Geral do Brasil chegou em 1549 trazendo consigo os primeiros jesuítas, cujo grupo era constituído por quatro padres e dois irmãos chefiados por Manuel da Nóbrega. Eles vieram com a missão conferida pelo rei de converter os gentios. (SAVIANI, 2007:25)


O processo educacional era feito de forma oral, através da língua tupi, guarani, e posteriormente pelo Nheengatu, língua geral. Com o apoio da Coroa o padre Nobrega incluiu para o aprendizado dos indígenas o ensino da língua portuguesa, o contar, o cantar, e o tocar instrumentos musicais, técnicas agrícolas e artesanais, além do catecismo.

A educação européia permitia que a sociedade indígena trabalha-se e fizesse coisas para o homem branco. Portanto, essas coisas de nada servem [...], o que nos querem é impor e animado pelo espírito mau e seu pensamento é carregado de veneno. (Montenegro, 2009:14).

Na metade do século XVIII para recuperar o estado português, foram nomeados para ministros de negócios estrangeiros D. Sebastião de Carvalho e Marques de Pombal, que visavam “construir um moderno império português. Daí a ênfase dada ao estudo da gramática da língua portuguesa, que passa a ser ensinada também nas aulas de latim. Essa medida implicou, para a colônia, proibição de se falar a língua gera, o tupi.” (HILSDORF, 2007:20).
A Amazônia do século XIX ainda funcionava como colônia, porém com a chegada da família real portuguesa no ano de 1808 ao Brasil, deu-se início ao período regencial sob o governo de D. João VI. A situação dos indígenas se agravou, pois houve um aumento de produção para atender ao mercado internacional, tentando…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.