Tentativa de Compreensão do Autismo na Infância

Publicado em 17/06/2004

TENTATIVA DE COMPREENSÃO DO AUTISMO NA INFÂNCIA

São Paulo

2003


Introdução

O termo autismo foi implantado na história da psiquiatria européia em 1907 por Eugen Bleuer para designar um "ensimesmamento"(retrair-se a si mesmo) do sujeito em seu mundo interno e a ausência de qualquer contato com o interior (Roudinesco &Plon, 1998).

Em 1911, Bleuer formulou o conceito de esquizofrenia salientando que o seu processo mórbido seria orgânico, mas não necessariamente físico e implicaria uma causalidade psíquica (Holanda, p. 11) e designou por autismo um distúrbio típico da esquizofrenia.

Segundo Maria Cristina Kupfer, durante aula do curso de Extensão Universitária, a palavra é derivada da noção freudiana de auto-erotismo, mas como Bleuer achava o termo muito sexual, fazendo uma contração de autos (o si mesmo) e erotismo, descartando o prefixo Eros (outro), adotou a palavra autismo.

Leo Kanner em 1943 transformou a abordagem do autismo ao fazer a primeira descrição de onze crianças com características semelhantes.

Estas características são (Stefan, 1991):

  • incapacidade para vincular-se de maneira ordinária com pessoas e situações;
  • incapacidade para adotar uma postura antecipatória frente às pessoas;
  • nenhuma linguagem ou incapacidade de empregar a linguagem de maneira significativa para os demais;
  • excelente memória mecânica;
  • repetição de pronomes pessoais do jeito que são ouvidos;
  • repetição não só das…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.