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Relatório de Estágio de Pedagogia

Trabalho enviado por: Anônimo

Data: 06/10/2017

Relatório de Estágio de Pedagogia

APAE; CRECHE; JARDIM; ENSINO FUNDAMENTAL I

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO
3 OBJETIVOS DO ESTÁGIO
3.2 objetivos específico
4 EDUCAÇÃO INFANTIL
5 ENSINO FUNDAMENTAL
6 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
7 MODALIDADE: EDUCAÇÃO ESPECIAL
8 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇÃO

Por meio deste irei relatar meu aprendizado adquiridos por meio do estágio. O estágio supervisionado é ponto de partida para a formação do docente. É também onde através disso que muitos sonhos começam a se tornar realidade.

É também onde a responsabilidade começa a fazer parte de nossa realidade, sendo o local onde as pessoas começam a participar do “todo”. O estágio supervisionado faz parte do projeto pedagógico além da integração formativa do educando.

A partir do estágio que passamos a descobrir as nossas competências e tem como objetivo o desenvolvimento do educando para a via cidadã e para o trabalho.

O estágio supervisionado é o cumprimento da lei de diretrizes e bases da educação nacional (lei federal numero 9.394, de 20 de dezembro de 1996), uma atividade indispensável que necessita ser desempenhada pelo aluno que deve cumprir uma carga horária pré-estabelecidas pelas instituições públicas ou privadas sob a orientação e supervisão do professor orientador ou profissional habilitado. O estágio tem por finalidade a formação acadêmica, pessoal, profissional e cabe a cada instituição de nível superior – IES, ofertar e acompanhar o acadêmico em seu desenvolvimento, portando o mesmo deve ser estruturado de forma a dar continuação às informações e capacidades adquiridas nas diferentes disciplinas e atividades antecipadamente ministradas pela IES a qual o estudante está ligado.

O estágio para o acadêmico de licenciatura se torna de suma importância, pois, por meio dessas atividades o futuro professor pode se ter conhecimento da realidade das instituições as quais ele foi destinado a estagiar. Por meio da atividade prática o universitário adquire condições para propiciadas pelo estágio e pela IES, produzindo assim o seu conhecimento, por meio da investigação e análise crítica sobre a realidade e a sociedade na constituição da docência na educação da infância.

Pará, nas seguintes modalidades de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais), Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial.

O estágio na modalidade de educação Infantil foi realizado na Creche. O estabelecimento atende crianças de 1 ano e seis meses a 3 anos e 11 meses de idade procura promover o desenvolvimento pleno do ser humano nas suas mais várias competências. Modalidade que trabalhei em conjunto entre educação maternal e jardim realizei 100 h de atividades de estágio.

O estágio na modalidade de educação Infantil foi realizado na. A mesma funciona nos turnos matutino e vespertino com: Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais) os alunos conta com a seguinte infraestrutura Alimentação escolar para os alunos; rede de saneamento e esgoto, Lixo destinado à coleta periódica, Acesso à Internet. Acesso aos seguintes materiais que podem ser usados como equipamentos para trabalho; Computadores administrativos, Computadores para alunos, Videocassete, DVD, Retroprojetor, Impressora, Aparelho de som, Projetor multimídia (datashow), Câmera fotográfica/filmadora.

As dependências esta distribuída do seguinte modo; 9 salas de aulas, 43 funcionários, Sala de diretoria, Sala de professores, Sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), Cozinha, Biblioteca, Parque infantil, Banheiro dentro do prédio, Sala de secretaria, Banheiro com chuveiro, Despensa, Pátio descoberto. Neste local tive a oportunidade de trabalhar na pratica de estágio com um total de 170 alunos, distribuídos nas seguintes séries; 24 alunos no jardim, 34 alunos no 1º ano, 25 alunos no 2º ano, 33 alunos no ano 3º, 29 alunos no ano 4º ano,25 alunos no 5º ano. Para esta modalidade de ensino dediquei uma carga horária de 100h.

Na Escola foi realizado o estágio supervisionado na alfabetização da Ens. Supletivo (EJA), esta unidade educacional está situada na. O PPP prioriza o embasamento o desenvolvimento do conhecimento humano e da cidadania baseado nos termos legais da legislação em vigente. A unidade atende alunos da Educação infantil, Ens. Fundamental do 1º ao 6º ano e Ens. Supletivo 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Etapas. Sendo atendidos 30 alunos na 1ª etapa no turno noturno, 24 alunos na 2ª etapa no turno noturno, 28alunos na 3ª etapa no turno noturno, 30alunos na 4ª etapa no turno noturno, somando um total de 80h de estágio neste período.

Já na APAE-Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.Nesta ocasião tive a oportunidade de vivenciar 80 horasde estágio.

Deste modo o estágio, se faz uma ferramenta de fundamental importância para o aperfeiçoamento dos estágios pedagógico, por meio de situações reais presentes no dia-a-dia da escolar.

3 OBJETIVOS DO ESTÁGIO

Objetivo geral

• Analisar o método de ensino desde o preparo para conviver em sociedade como também para a profissão.

Objetivo específico

• Mostrar os aspectos e concepções presentes no cotidiano educacional em todas as suas dimensões.

• Relatar as atividades de docência nas unidades destinadas para campo de estágio.

• Colocar o leitor o em contato com a situações reais de trabalho, através do desenvolvimento de atividades relacionadas a sua área profissional.

• Integrar demais acadêmicos da Faculdade Entre Riosá proposta de estágio da instituição.

4 EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL E JARDIM II

A educação infantil por muito tempo foi discutida, e por meio dessas discursões foi criada unidades de ensino que atendesse educacionalmente crianças no maternal e pré-escolas com a finalidade de atender as crianças...

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