Reforma

Publicado em 23/07/2003

Reforma Protestante

1999


INTRODUÇÃO

A Igreja teve um grande progresso durante a Idade Média. O poder que ela adquiriu foi tão grande que influenciava até na vida dos europeus. Como ela possuía fortes relações com o Estado, foi ampliando seus domínios e tornou-se bastante rica.

Mas no final da Idade Média, a instituição católica não andava muito bem. Condenava o lucro excessivo e a usura, numa época em que o comércio movia o povo. A Igreja tornou-se alvo de constantes críticas: os padres eram corruptos, o comportamento de muitos sacerdotes era imoral, e muitos nem tinham conhecimento da doutrina cristã. A burguesia almejava uma doutrina favorável às suas práticas mercantis. O povo queria acesso pessoal aos livros sagrados.

Foi neste clima de tensão que Martim Lutero, um monge agostiniano, insatisfeito com sua própria Igreja, resolveu demonstrá-la pregando suas contradições na porta da catedral. Foi o início da quebra da unidade cristã: a Reforma, que expandiu-se também para outros países.


REFORMA PROTESTANTE

Em meados do século XVI, a Igreja não mais satisfazia aos anseios do povo. Ao contrário, era constantemente criticada pela população. Várias razões culminaram na ruptura da Igreja cristã: questões religiosas, políticas e sócio-econômicas.

No aspecto religioso, havia a corrupção do clero. A Igreja estimulava inúmeros negócios, como o comércio de relíquias sagradas tais como: espinhos da coroa de Cristo,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.