Reflexões e Perspectivas sobre a Educação Inclusiva de pessoas com necessidades especiais em classes reguralres de ensino

Publicado em 01/02/2009

Na década de 90, com a Declaração Mundial de Educação para todos (ONU, 1990), a sociedade começou a perceber que as pessoas com deficiência, quando tinham acesso a escolarização e treinamento, tornavam-se produtivas e colaboradoras. Esse pensamento de integração proporcionou o surgimento de classes especiais dentro de escolas comuns.

Tomando por base a Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994), os países desenvolvidos foram os pioneiros na implantação de classes inclusivas e de escolas inclusivas.

Inspirado no Plano Decenal de Educação para todos (BRASIL, MEC, 1993) e nas mudanças educacionais que ocorriam no mundo, as políticas de Diretrizes da Educação Especial começaram a mudar e passaram a ter subsídios na proposta da inclusão. Segundo Sassaki (1997, p.17), o movimento de inclusão em países em desenvolvimento, como o Brasil, só tomou força nos primeiros 10 anos do século XXI, mas tem promovido discussões e envolvimento de todos os países. Dentro deste contexto, a educação no Brasil caminha gradativamente para assegurar a todos, sem discriminação, o direito à educação.

Com as políticas e leis que asseguram e norteiam à inclusão, as escolas estão sendo chamadas a levar em conta a ampla diversidade das características e necessidades dos alunos; adotar um modelo centrado no…

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