Referencial teórico de Jogos e Brincadeiras Infantis

Publicado em 29/03/2008

Segundo KISHIMOTO (2002) as atividades envolvendo o lúdico na escola merecem ser objetos de reflexão na prática pedagógica do professor; e neste caso ele não se revela omisso em relação ao planejamento considerando faixa-etária, objetivos e o contexto no qual está inserido.

O pensar acerca do lúdico como instrumento favorável à aprendizagem é concebido no momento em que o professor busca inovar sua prática pedagógica na Educação infantil, oferecendo espaço para o desenvolvimento da criança nos seus aspectos cognitivos a partir das brincadeiras e, assim, é possível apresentar a lúdico como alternativa de aprendizado na escola.

Porém, esta alternativa de ensino deve ser concebida como um processo dinâmico e continuado na escola e, desta forma, não pode se apresentar como uma atividade pronta e acabada, mas sim deve ser discutida conforme se apresenta a realidade da criança.

De acordo com KISHIMOTO (2002) o uso do lúdico na escola pode representar um imenso passo para o processo de desenvolvimento da aprendizagem, estimulando a criança ao aprendizado de maneira libertadora e autônoma.

A presença de atividades lúdicas na escola oferece amplas possibilidades para o constante desenvolvimento dos aspectos cognitivos e psicomotores da criança e os efeitos de sua utilização podem ser observados a médio e longo prazo, visto que a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.